21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Projeto “Música para todas as idades” tem shows gratuitos com Iva Giracca e Roger Corrêa

spot_img

Projeto “Música para todas as idades” tem shows gratuitos com Iva Giracca e Roger Corrêa

spot_imgspot_img

Uma série de quatro shows gratuitos levará as composições autorais do duo formado por Iva Giracca (violino) e Roger Corrêa (gaita) para comunidades de Florianópolis. Com o objetivo de chegar a um público diversificado, o projeto “Música para todas as idades” terá apresentações de 45 minutos, ao vivo, na Igreja São João Baptista e Santo Ivo (Agronômica), nesta quarta-feira (9/2), às 19h30; na Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), dia 23/2, às 15h; e na Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação – Serte (Cachoeira do Bom Jesus), dia 9/3, às 15h; e um show online, também ao vivo, transmitido no canal do Youtube de Iva Giracca e Roger Corrêa, dia 6/3, às 19h.

Além da gratuidade e da diversificação da audiência, a ação inclusiva do projeto prevê ainda a audiodescrição dos músicos e do ambiente, que será feita pelo próprio duo e antes de cada apresentação, para atendimento das pessoas com deficiência (PCD). “Nossa ideia é proporcionar o acesso à música para quem muitas vezes deixa de ir a um show por dificuldades financeiras ou de locomoção”, explica Iva Giracca. “Vamos ao encontro do público em seus bairros para garantir o direito democrático à cultura, sem qualquer custo”, completa Roger Corrêa. “Música para todas as idades” foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

O trabalho autoral de Iva Giracca e Roger Corrêa mescla ritmos da América Latina com as improvisações do jazz e a música de concerto. O duo iniciou em 2019 com a proposta de buscar uma sonoridade especial com a combinação do violino e da gaita. “A partir daí veio uma efervescente necessidade de compor, um pouco impulsionados também pela pandemia”, lembra Roger Corrêa. “Foi um movimento rico e criativo, que teve como consequência a gravação de um álbum com a participação dos músicos Arthur Boscato e Alexandre Damaria”, conta Iva Giracca. São estas composições que fazem parte do projeto e serão executadas pelo duo. 

TRAJETÓRIAS

Iva Giracca tem uma formação acadêmica em música erudita, mas sua carreira é marcada pelo ecletismo, transitando com desenvoltura por diversos estilos de música. Iniciou seus estudos aos 4 anos de idade, em Santa Maria (RS), sua cidade natal, onde também formou-se bacharel em violino, pela UFSM. Violinista e violista com mais de 30 anos de experiência profissional, é solista e spalla da Camerata Florianópolis, professora, compositora e integra ainda quartetos, bandas de rock, grupos folclóricos e rodas de música brasileira. Participou de masterclasses no Brasil e no exterior com nomes como Jorge Rizzi (Uruguai-México-Itália), Levon Ambatsumian (Rússia–EUA) e Richard Yung (EUA). Com a Camerata, esteve em turnê pela Europa em 2005 – Espanha, França e Alemanha – e, em 2006, pelo Brasil, quando recebeu elogios por sua apresentação na sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Ainda com a Camerata tocou com artistas de renome nacional e internacional, como Zé Ricardo, Paulinho Moska, Zeca  Baleiro e Lenine. Já gravou diversos CDs e DVDs. Em 2017, ganhou o prêmio de personalidade musical da Academia Catarinense de Letras e Artes – ACLA.

Roger Corrêa tem como principal elemento a música regional gaúcha, mas sua formação se expandiu com influência dos ritmos latino-americanos, com todas suas especificidades e “sotaques”. Reconhecido por ser um desbravador da música brasileira, o acordeonista e compositor é natural de Guaíba (RS), onde iniciou seu contato com a gaita ponto (acordeon diatônico) aos 6 anos de idade, por  influência da família de músicos. Aos 13 anos ingressou no projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado pelo renomado acordeonista Renato Borghetti, com quem realizou diversas apresentações pelo país, como no Festival de Cinema de Gramado e na Embaixada do Chile em Brasília. Com sua forma virtuosa e expressiva  de executar os mais variados estilos musicais do mundo, aos 22 anos de idade já levava seu trabalho autoral a diversos países, como Espanha, Marrocos, Chile, Uruguai, Argentina e Portugal. Além de Renato Borghetti e Iva Giracca, atuou nos trabalhos de Bebê  Kramer, Ronaldo do Bandolim,  Cássio Moura, Jorginho do Trompete, Alegre Corrêa,  Guinha Ramires, Bruno Moritz,  Wagner Segura, Luiz Sebastião, Masami Ganev, Pereira, entre outros.

Veja aqui os vídeos do Duo Iva Giracca e Roger Corrêa.

SERVIÇO

Projeto Duo Iva Giracca e Roger Corrêa – Música para todas as idades

Dia 9/2 – 19h30: Igreja São João Baptista e Santo Ivo (Agronômica).

Dia 23/2 – 15h: Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses).

Dia 6/3 – 19h: Ao vivo no canal do Youtube de Iva Giracca e Roger Corrêa.

Dia 9/3 – 15h: Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação – Serte (Agronômica).

Todos os shows serão gratuitos para o público.

FICHA TÉCNICA 

Iva Giracca- Violino

Roger Corrêa – Gaita

Tóia Oliveira- Fotografia

Luanda Wilk- Produção executiva

Cláudio Schuster – Assessoria de Imprensa

Consultoria em audiodescrição – Carla Azevedo e José Carlos Rodrigues

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Crédito das fotos: Tóia Oliveira

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img