23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Projeto que unifica licenciamento ambiental de obras públicas é aprovado em comissão da AL

spot_img

Projeto que unifica licenciamento ambiental de obras públicas é aprovado em comissão da AL

spot_imgspot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) aprovou na manhã desta terça-feira, 4, por unanimidade, o Projeto de Lei 113/2014, do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), que pretende unificar o licenciamento ambiental para obras públicas, definindo ainda prazos para sua liberação. As informações são da Agência de Notícias da AL.

Estruturado em oito artigos, o texto prevê, entre outros pontos, que obras como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos que demandarem extração de pedras, unidade de britagem, usina de asfalto e supressão de vegetação, sejam avaliadas em um único estudo.

Trabalhos de revitalização, recuperação e restauração de rodovias e extração de cascalho (este último restrito aos municípios) serão dispensados do licenciamento ambiental, necessitando para a regularização uma Autorização Ambiental (AUA) expedida pela Fatma ou fundação municipal habilitada.

Já obras que estiverem em andamento terão as licenças ambientais renovadas automaticamente. Neste caso, o órgão ambiental responsável poderá exigir os documentos que comprovem o cumprimento das exigências legais a qualquer momento.

Fica estipulado ainda prazo de 30 dias, após protocolados os estudos, para que o órgão ambiental se manifeste sobre o pedido de licenciamento.

O projeto foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva global apresentada pelo relator, o deputado José Nei Ascari (PSD), visando sanar alguns itens considerados inconstitucionais. Em seu parecer, o parlamentar defendeu a viabilidade legal da matéria, destacando ainda o seu alcance social.

Antes de ir a Plenário, o texto ainda será analisado pelas comissões de Turismo e Meio Ambiente e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img