16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projovem Urbano tem 800 vagas para Grande Florianópolis

spot_img

Projovem Urbano tem 800 vagas para Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Para este ano, o Projovem Urbano da Grande Florianópolis tem 800 vagas à disposição da população. O programa é dirigido a jovens entre 18 e 29 anos de idade e oferece aos matriculados a oportunidade de concluir o ensino fundamental, obter uma formação profissional e ganhar mensalmente 100 reais. O Projovem da região é o único do país a beneficiar também os alunos com vale transporte. “É um grande diferencial em relação a outros municípios e estados da federação”, reforça a Coordenadora Executiva do programa, Regina Bittencourt Souto.

A Secretaria Municipal de Educação da Capital (SME) estará recebendo inscrições até o dia 31 de março e as aulas vão iniciar no dia 6 de abril. A iniciativa é do Governo Federal em conjunto com diversos organismos municipais e estaduais.
As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 2106-5925 ou quem quiser poderá se dirigir à Rua Ferreira Lima, 82. O horário de atendimento é das 8h às 12 horas e das 13h às 19 horas, de segunda à sexta-feira. Conforme a SME, 600 vagas já foram preenchidas, restando ainda 200 disponíveis.

O Projovem Urbano substitui o antigo Projovem. O novo programa ampliou a faixa etária de 24 para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente. O programa, coordenado em Florianópolis pelas secretarias de Educação e Assistência Social, está aberto também para receber inscrições de moradores de São José e Palhoça.

Formação profissional

Após 18 meses de curso, os jovens recebem o certificado de Ensino Fundamental e Qualificação Profissional. Cada aluno poderá optar por um dos três arcos de qualificação nas áreas de saúde, serviços pessoais e turismo. Na área de Saúde há a possibilidade do aluno se formar em auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista em consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia.

Na área de serviços pessoais o aluno tem a chance de se formar em manicure e pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador, enquanto em turismo o jovem pode ser organizador de eventos, garçom, recepcionista de hotéis e guia de turismo local. Todos igualmente terão aulas de informática.

Envolvimento

O Projovem Urbano é um programa da Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Secretaria Geral da Presidência da República. Estão ainda na gestão da iniciativa o Ministério do Desenvolvimento e Combate á Fome, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e Emprego.

Serviço

Quem pode participar do Projovem Urbano?

-Jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever e que não concluíram o ensino fundamental (8ª série).

O que o programa oferece?

-Formação no ensino fundamental
-Cursos profissionais
-Aulas de informática e 100 reais por mês

Prazo para matrícula?

-Até o dia 31 de março

Como se matricular?

-Ligar para 2106-5925 ou se dirigir à Rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis, das 8h às 12h e das 13h às 19h.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img