18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Bianco Lounge apresenta exposição de arte que desperta para a vida

spot_img

Bianco Lounge apresenta exposição de arte que desperta para a vida

spot_imgspot_img

Treze artistas do movimento “E a vida continua exibem os trabalhos que serão doados”

“Não deixe o grito preso na garganta”. Esta foi uma das célebres frases do multiartista Ruy Braga, que morreu há dois anos às vésperas de uma cirurgia de transplante de fígado, mesmo com todo o empenho do Dr. Joel de Andrade, Coordenador Estadual de Transplantes, e da equipe da SC Transplantes. Essa dedicação dos médicos, o reconhecido trabalho feito por eles no Estado e a “ordem” de Ruy Braga, fez com que um grupo de artistas – os amigos do Ruy – resolvesse “gritar” pela importância da conscientização da doação de órgãos.

Tião Rosa, empresário bem sucedido, DJ por hobbie e médico de formação, junto com o artista plástico Hugo Rubilar e com apoio total do Dr. Joel de Andrade, convocaram os amigos para lançar o movimento E a vida continua. “A intenção é de fazer barulho, de chamar a atenção para essa necessidade”, comenta Rubilar. A primeira ação acontece já nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a partir das 20 horas, com a exposição de obras de 13 artistas, todos com trabalhos inspirados no tema.

As peças estarão expostas no Bianco Lounge Restaurant, e poderão ser vistas até o final de semana. Depois disso, todas elas serão doadas para a nova ala de transplantes, recém inaugurada no Hospital Universitário e a única do Brasil 100% pública. Participam do projeto os artistas Elias Andrade, Marinela Goulart, Oscar Miletti, Sol Jara, Hugo Rubilar, Ivan de Sá, Juliana Hoffmann, Anderson Rodrigues, Mauricio Muniz, Patrícia Gouveia e Kuki Castañera. O grupo conta também com a participação especial do psicanalista e artista plástico carioca Marco Antônio Figueiredo.

Outras ações estão em pauta. Entre elas a criação de uma série de produtos exclusivos que serão comercializados pela rede de lojas Imaginarium. Parte da comercialização destas peças será revertida a um fundo permanente para a educação de profissionais de Saúde, capacitando-os cada vez mais para tratar dessa situação tão delicada especialmente junto aos familiares de possíveis doadores.

Santa Catarina já se consolida como o melhor Estado do Brasil em doação efetiva de órgãos para transplantes. São 16,7 doadores efetivos por milhão de população (pmp). Só para conhecimento, A Espanha está em primeiro lugar, com 35pmp, seguida dos Estados Unidos com 26,5pmp e em seguida o Uruguai, com 18pmp. Cuba está em quarto lugar neste ranking, com 16,4pmp. Um pouco a menos que o Estado catarinense.

Movimento de conscientização. Doação de órgãos
O Evento: Exposição de pinturas
Alguns artistas convidados: Marinela Goulart, Ivan de Sá, Sol Jara, Hugo Rubilar, Elias Andrade, Oscar Miletti, Juliana Hoffmann, Anderson Rodrigues, Maurício Muniz, Patrícia Gouveia, Kuki Castiñeras
Participação especial: psicanalista e artista plástico Marco Antônio Figueiredo
Local: Bianco Lounge Restaurant
Data: 09/02 (segunda-feira), a partir das 20 horas
DJ’S: Raquel Dias, Dr.T e convidados

Mais informações: www.biancolounge.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img