23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Proposta de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis é apresentada na ACIF

spot_img

Proposta de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis é apresentada na ACIF

spot_imgspot_img

Associação irá acompanhar os detalhes e os desdobramentos das diretrizes do plano

Os pontos focais que integram o diagnóstico técnico do Plano Diretor de Florianópolis foram apresentados em reunião da Diretoria Executiva (Direx) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na noite da última terça, 21. As propostas de adequação foram explanadas pelo prefeito Topázio Neto e o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, que ressaltaram sobre a necessidade da revisão, já que muitos pontos do atual Plano Diretor, concebido ainda em 2014, não se encaixam mais na cidade e impedem que ela se desenvolva.

“Com a revisão do Plano Diretor, será possível atualizar a legislação de acordo com as necessidades atuais da população, levando em consideração as carências e potencialidades de cada distrito”, disse o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana detalhou sobre a busca pela implantação dos bairros completos e fundamentos DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável), diretamente aliados às diretrizes previstas no plano atual.

“A estratégia DOTS pode aproximar áreas de moradia e oportunidades de emprego por meio de incentivo ao uso misto do solo próximo aos corredores de transporte coletivo. Assim reforçamos os bairros, tornando-os mais inclusivos e sustentáveis, reduzindo as distâncias de deslocamento das pessoas”, disse Mittmann.

O presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, afirmou que a operação da lei atual, por estar defasada, vem demonstrando fragilidades, tanto por não melhorar a qualidade de vida nos bairros quanto por apresentar erros e incongruências que dificultam sua aplicação, gerando insegurança para os moradores e empreendedores de Florianópolis.

“Queremos levar adiante um plano mais eficiente, capaz de gerar a prosperidade que a nossa cidade merece. A ACIF, com mais dos seus 4.500 associados – que são diretamente impactados por todas as políticas públicas do desenvolvimento urbano – irá acompanhar e participar ativamente desta discussão”, enfatizou.

Diretoria de Desenvolvimento Urbano

Para reafirmar o compromisso de acompanhar os projetos de infraestrutura, saneamento e melhorias na cidade, a ACIF homologou, durante a reunião com a presença do prefeito e do secretário de Mobilidade Urbana, a Diretoria Externa de Desenvolvimento Urbano, que a partir de agora, “irá acompanhar ativamente a construção da proposta de adequação do Plano Diretor e de outros assuntos que envolvam ações para o desenvolvimento de Florianópolis”, explicou Rodrigo Vieira, engenheiro civil e voluntário da ACIF, que está à frente da nova diretoria.

“É nosso dever levar adiante este debate, assim como também nosso dever a disseminação deste assunto. Conclamamos nossas regionais e núcleos a participar ativamente deste momento para que possamos construir um plano que atenda às necessidades da população”, finalizou o presidente da ACIF.

Audiências públicas

A população poderá participar efetivamente da construção da revisão do plano, dando sugestões para as alterações necessárias, através das 13 audiências públicas que serão realizadas nos distritos e mais uma ao final, além de uma consulta pública. O calendário com as datas das audiências e mais detalhes sobre a revisão do Plano Diretor estão disponíveis no site da Prefeitura: ipuf.pmf.sc.gov.br/pd2022

Foto: Renato Gama

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img