21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Publicitário Cláudio Dutra autografa seu novo livro na Saraiva do Iguatemi

spot_img

Publicitário Cláudio Dutra autografa seu novo livro na Saraiva do Iguatemi

spot_imgspot_img

Autor escolhe título que constitui um palíndromo

O publicitário e escritor catarinense Cláudio Dutra fará sessão de autógrafos do seu novo livro, “LuzazuL e outros poemas” na Saraiva Megastore, localizada no Iguatemi Shopping, em Florianópolis. O evento ocorrerá no dia 19/03, quinta-feira, a partir das 19 horas.

Publicado pela Editora Insular, e lançado em dezembro de 2008, este é o sexto livro do autor[1], esta nova obra marca o seu retorno à Poesia, por onde iniciou-se na atividade literária, em 1985, com a publicação de “Líquida Pétala” (Ed. Uniporto).

Em 1992, Cláudio Dutra venceu o Prêmio Luis Delfino de Poesia, da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com o livro “Asasazuis” (FCC Edições).

Publicou, ainda, três livros de contos: “Contraencontro” (1999, Ed. Insular); “Automáquina” (2000, Ed. Imprensa Livre); e “Perpetuocontinuum” (2005, Ed. Insular).

O nome escolhido para o livro – “LUZAZUL” – é também o título de um longo poema escrito pelo autor em 1998, que se desdobra em dezoito partes, inspirado na obra da artista plástica catarinense Velci Olga Vieira. Além disso, a expressão constitui um palíndromo[2] bastante conhecido e largamente utilizado nas mais diversas manifestações artísticas, principalmente devido à sua grande plasticidade e forte apelo estético.

Organizados em três blocos distintos, mas distribuídos numa seqüência não-linear de leitura, os poemas que compõem esta coletânea podem ser abordados a partir de inúmeras formas. Isto faculta que o livro possa ser lido em vários sentidos ou direções, sugerindo uma estrutura de mosaico, que pode tomar a configuração mais incidental e imprevisível, dependendo apenas da sensibilidade de cada leitor.

A temática é livre e multifacetada. Mas há um esforço deliberado de interação e diálogo entre a forma e o conteúdo, em cada poema. Este recurso objetiva ora à valorização de determinados aspectos do texto (semânticos, sintáticos, metafóricos, imagéticos), ora à potencialização do contato do leitor com a palavra impressa sobre o papel, pois pretende oferecer-lhe assim uma experiência perceptiva instigante, reveladora, ou seja, Poética.

[1] Cláudio Dutra nasceu em Campos Novos – SC, é bacharel em Filosofia pela UFSC, e desde 1986 reside e
trabalha em Florianópolis, onde é diretor superintendente da agência Marcca Comunicação.

[2] Palavra (ou frase) que pode ser lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, indistintamente.

Sessão de Autógrafos de “Luzazul”, novo livro de Cláudio Dutra:
Data: 19 de março de 2009 – quinta-feira
Horário: a partir das 19 horas
Local: Saraiva Megastore – Iguatemi Shopping
Av. Madre Benvenuta, 687 – Florianópolis – SC
Obra: “LuzazuL e outros poemas” (Editora Insular, 144 pg)
Contato com o autor: claudio@marcca.net / Fone: 48 3333-1555 ou 9916-0660

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img