27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano teve tempo frio e bons ventos em Florianópolis

spot_img

Quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano teve tempo frio e bons ventos em Florianópolis

spot_imgspot_img

A quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano ocorreu neste fim de semana em Florianópolis. Realizadas pelo Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), as Regatas Lineares foram disputadas no sábado e no domingo, marcando o último evento em Santa Catarina antes da participação dos veleiros da flotilha oceânica do ICSC na Ilhabela Sailing Week, principal semana de vela do Brasil, que acontece nas primeiras semanas de julho.

Como é tradição, as Regatas Lineares ocorrem sempre no começo do inverno, com tempo frio e bons ventos. No sábado, foram disputadas duas regatas, com condições de vento Norte entre 8 e 10 nós – na primeira regata – e 14 nós na segunda. No domingo, o vento variou entre Norte e Nordeste, com 8 nós de intensidade também proporcionando boas condições para o dia.

As disputas foram feitas com regatas de Barla-Sota bastante técnicas, exigindo muito das tripulações. Em julho, a Copa Veleiros de Oceano faz uma pausa e será retomada no dia 8 de agosto, com as disputas da Regata Baía Sul.

Resultados

Na ORC, a mais disputada de todas, o Melody 5 sagrou-se campeão da etapa após vencer a terceira e decisiva regata. Com dos primeiros e um terceiro lugar no final de semana, o veleiro fechou a disputa com cinco pontos perdidos, mesma pontuação do Manos Champ, mas acabou levando a melhor no critério de desempate. O Katuana Kim ficou em 3º, completando o pódio.

Na Classe C30, o veleiro Zeus, atual campeão da Ilhabela Sailing Week, fechou bem sua preparação para a competição, vencendo um belo duelo contra o Corta Vento. Com duas vitórias nas três regatas, a equipe desempatou a disputa nesse domingo, confirmando o título.

Na RGS A, o título ficou com o Argonauta, enquanto na RGS B o Zephyrus superou o Bom Abrigo, vencendo todas as regatas do final de semana. Mesma situação do Tintiun na RGS C, com três vitórias sobre o Euphoria I. Na RGS Cruzeiro, o Y Jurerê Mirim foi o grande campeão, com o Quival ficando em segundo e o Xamego em 3º.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img