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sexta-feira, janeiro 28, 2022

Rede atacadista utiliza tecnologia de startup para melhorar processo de logística

Rede atacadista utiliza tecnologia de startup para melhorar processo de logística

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Venda B2B direta de plataforma de gestão de recebimento de mercadorias foi viabilizada pelo programa de inovação aberta da ACATE

Foto: Divulgação

O Fort Atacadista, rede de varejo alimentar catarinense do Grupo Pereira, em parceria com a startup Tempo Certo, promoveu melhorias no processo de recepção de mercadorias realizado pelas 47 lojas, presentes em Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. As duas empresas se conectaram através do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que divulga desafios de corporates, como a rede de supermercados, para serem solucionados por startups.

O desafio do Fort Atacadista era centralizar na matriz e padronizar a gestão de recebimento das mercadorias, um processo que era realizado manualmente em planilhas e por diversos canais, como telefone, e-mail e WhatsApp. Ao se relacionar com a startup blumenauense Tempo Certo, implantou-se a digitalização do processo nas lojas do Fort por meio de uma plataforma online.

“É uma plataforma totalmente configurável. Nossos clientes podem optar por solicitar informações importantes para o recebimento e definir processos como o agendamento da descarga e a rastreabilidade de cada entrega, desde a chegada até a saída do caminhão do seu pátio” afirma Marcelo Sardagna, CEO da startup.

Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação do Fort Atacadista, destaca a confiança na tecnologia promovida pela Tempo Certo. “Desde o início identificamos na Tempo Certo uma ferramenta com grande potencial para nos ajudar a transformar o modo como era agendado a recepção de carga em nossas lojas. Além disso, o CEO da startup sempre esteve ao nosso lado desde os primeiros pitchs, entendendo o nosso processo, promovendo os ajustes necessários na plataforma para atender as nossas regras e tem feito isso até hoje”, aponta Uesato.

As negociações para a venda B2B direta do serviço começaram em agosto de 2020. No mesmo ano, foram realizadas definições, parametrização e treinamentos, além de adequação dos fornecedores ao novo processo de agendamento. Assim, em novembro, o sistema iniciou suas operações em 18 lojas no Mato Grosso do Sul. Atualmente, 78 estabelecimentos do Grupo Pereira, entre eles os da rede Fort Atacadista, e três centros de distribuição contam com a plataforma. A implantação ainda segue para demais unidades e busca-se integrar os sistemas para aumentar a produtividade e precisão.

O processo de implantação da tecnologia foi acompanhado integralmente pelo LinkLab. “Neste um ano, a equipe do programa esteve sempre muito próxima, acompanhando e fazendo reuniões mensais para saber o andamento do projeto, passando feedbacks e verificando a evolução do projeto”, relata Sardagna. 

A iniciativa da ACATE tem o propósito de apoiar grandes empresas a solucionarem dores e inovarem seus processos. Além de ser positivo para as corporates, as startups têm a oportunidade de conhecer o mercado através das necessidades de outras empresas e realizar negócios com empreendimentos de referência nos mais diversos setores.

Mais informações sobre inovação aberta e como se conectar ao LinkLab, estão disponíveis aqui

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