19.2 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Referência Brasil afora, artesã Day Carlson é um dos nomes mais aguardados na programação do Floripa Quilt

spot_img

Referência Brasil afora, artesã Day Carlson é um dos nomes mais aguardados na programação do Floripa Quilt

spot_imgspot_img

Festival de Patchwork e Arte Têxtil, que ocorre de 01 a 04 de maio, no SESC Cacupé

O universo das bonecas ganha espaço significativo na 11ª edição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil, em cartaz no SESC Cacupé, de 01 a 04 de maio. São várias as atividades, cursos, expositores, mostras e rodas de conversas oferecidos nos quatro dias de eventos. Uma programação democrática para quem é do quilt, patchwork, bordado livre e para os admiradores das artes tecidas pelas mãos. 

Entre os nomes confirmados para desembarcar em Florianópolis, o da artesã Day Carlson é aguardado com grande expectativa e não por acaso. A bonequeira que encontrou no artesanato um novo caminho profissional, após trabalhar 8 anos no mercado financeiro, é referência no que faz tanto no Brasil quanto fora, com clientes no Japão, EUA, Itália, França, Portugal e outras partes do mundo.

À frente do Ateliê Coração de Pano, fundado há 13 anos em Itupeva (SP), Day traz um pouco do seu ateliê para o evento como expositora e também vem para ensinar o passo a passo da montagem da boneca Raquel, curso que ministra no dia 02 de maio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no https://floripaquilt.com.br

“Preparei uma boneca muito linda para o curso no Floripa Quilt: a Raquel. Ela tem uma história e, durante a aula, nós vamos falar sobre o porquê do nome ser Raquel. Ela tem uma ovelhinha que a acompanha, é muito delicada”, conta. Apaixonada por fazer bonecas, Day sempre associa sua criação a uma história. Segunda ela, é preciso entender o sentido de uma boneca de pano na vida de uma criança e qual a possibilidade que cada bonequeira tem em mãos para produzir algo significativo com o seu trabalho. 

“A boneca de pano é algo lúdico, é macia, fofinha de tocar. Podemos fazer de várias formas, eu posso trabalhar com as roupinhas, por exemplo, para trabalhar o autocuidado, ou o humor da criança. Eu não posso ser apenas uma pessoa que faz boneca, eu preciso contar uma história e assim vou construindo as bonecas a partir dessas histórias. Ou mesmo, fazer bonecas para cenários de festas, para alugar. A pessoa precisa ter um propósito para fazer, para vender, para se posicionar. Isso faz toda a diferença”, pontua. 

É assim que ensina suas alunas – a maioria entre 35 a 65 anos – no seu ateliê. Cada boneca feita desperta um sentimento de realização, superação e alegria na artesã. E é o que muitas mulheres buscam no seu ateliê por se sentirem sobrecarregadas, atravessando um momento doloroso ou mesmo como forma de complementar a renda e conquistar a independência financeira. 

Encontro de Bonequeiras

Uma novidade desta edição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte têxtil é o primeiro Encontro de Bonecas, que será realizado no dia 02 de maio, das 13h às 18h. A proposta, segundo a idealizadora do evento Janaina Machado, é compartilhar saberes e criações entre bonequeiras. Para participar é necessário fazer a inscrição no site  https://floripaquilt.com.br 

SERVIÇO

O que: 11ªedição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil

Quando: de 01 a 04 de maio

Onde: SESC Cacupé

Informações: https://floripaquilt.com.br

Visitação na feira é gratuita ao público

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img