19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Reinaldo Azevedo em Florianópolis

spot_img

Reinaldo Azevedo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Autor do blog de política mais influente da web, Reinaldo Azevedo é um dos mais polêmicos e conhecidos comentaristas da cena pública brasileira. Seus textos precisos e implacáveis refletem as contradições do país e falam tanto de cultura quanto política, economia e religião. Criador da expressão petralha para designar, com fina ironia, os petistas do governo, Reinaldo é opositor ferrenho ao governo Lula dos últimos seis anos.

No próximo dia 24 o polêmico articulista e escritor estará em Florianópolis lançando sua obra, O País dos Petralhas, a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. No livro Reinaldo reúne alguns dos textos publicados em seu blog. Escolhidos entre os 11 mil posts escritos pelo autor em um ano e meio, os textos são auto-suficientes. Sustentam-se como um texto, independentemente de data de publicação e fatos conjunturais. Guardam seu sentido mesmo pinçados de uma trama maior, despidos do elenco de dados que acompanha os escritos da rede.

O País dos Petralhas nasce, então, sob o signo de um paradoxo: reúne textos com passado, presente e futuro, embora escritos, originalmente, para um blog. Este é, sem dúvida, um dos aspectos mais virtuosos desta coletânea, que exibe uma impressionante unidade: o que Azevedo escreve perdura, sem perder o calor e a urgência da hora. Se tudo parece banalizado pelo pragmatismo corriqueiro, ele não teme recorrer ao aporte teórico da política, da filosofia ou da arte.

O autor consegue um registro raro no jornalismo: é culto, mas jamais obscuro; refinado, mas não pernóstico; irônico, mas esperançoso. E é bem possível que a esperança esteja na origem de sua contundência.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, articulista da revista Veja e editor de um blog (http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/), estudou letras e jornalismo. Autor de Contra o consenso, foi coordenador de política da Sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo, redator-chefe das revistas República e Bravo! e diretor de redação de Primeira Leitura.

Sobre o evento

O País dos Petralhas (Ed. Record, R$ 38,00; 336 págs.) tem lançamento e sessão de autógrafos no próximo dia 24 de março a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis/SC. Mais informações (48): 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img