24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Secretaria da Educação faz campanha “Cuide da voz, antes que ela desapareça”

spot_img

Secretaria da Educação faz campanha “Cuide da voz, antes que ela desapareça”

spot_imgspot_img

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis lançou a campanha “Cuide da voz, antes que ela desapareça”. O objetivo é atingir os servidores da área educacional, com destaque para os professores, auxiliares de sala de aula e auxiliares de ensino. A realização de oficinas, a entrega de garrafas d´agua e fixação de cartazes de alertas nas unidades, fazem parte da estratégia da SME para preservar o principal instrumento de trabalho dos funcionários. Muitos problemas estão relacionados à voz, como rouquidão, fadiga vocal, sensação de bolo na garganta, aperto, dor e ardor.

Na manhã desta quinta-feira (12/03), o Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz entregou aos diretores de escolas, creches e núcleos de educação infantil garrafas plásticas para incentivar os profissionais a beberem água regularmente ao longo dia. A água lubrifica a laringe, diminui a produção do muco e limpa os resíduos nocivos trazidos pelo ar.

Todos os 4. 590 servidores da educação vão receber uma garrafa d´água. “Os professores, assim como os demais funcionários, devem estar atentos para manter a saúde vocal e prevenir o aparecimento de alterações na voz”, observa Pinto da Luz.

A SME, através do Programa de Saúde e Bem-Estar dos Servidores (Prosabes) realiza oficinas de Saúde Vocal para as unidades de ensino interessadas neste tipo de atividade. As oficinas trabalham a qualidade vocal com a conscientização e aprimoramento da voz, corrigindo posturas inadequadas, criando esquema corporal vocal e coordenando a respiração com a fala.

A Secretaria Municipal de Educação distribuiu também às unidades escolares e demais setores cartazes com dicas para os servidores. Uma orientação é que o profissional mantenha a postura correta, livre de tensões e concentrando a respiração na região abdominal. Outro alerta diz respeito à disciplina de se fazer uma boa articulação das palavras e reduzir a velocidade da fala, não competindo com os ruídos, pois gritar machuca as pregas vocais pela tensão exagerada e pelo atrito entre os tecidos.

Uma alimentação leve facilita a respiração e evita o refluxo. Alimentos cítricos, a exemplo da maçã, possuem propriedades que são excelentes para a garganta e cordas vocais.

Conforme dados de dezembro, a SME possui 2.565 professores, além de 818 auxiliares de sala e 262 auxiliares de ensino. Os demais servidores ocupam as funções de orientador, supervisor, administrador escolar, serviços gerais, bibliotecário, secretario, estagiário e telefonista.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais