20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Resíduos das festas de Réveillon em Florianópolis foram recolhidos em tempo recorde pela Comcap

spot_img

Resíduos das festas de Réveillon em Florianópolis foram recolhidos em tempo recorde pela Comcap

spot_imgspot_img

A limpeza das festas de Réveillon em Florianópolis foi feita em tempo recorde pelas equipes de limpeza e coleta da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap). No total, foram produzidas cerca de 20 toneladas de resíduos nas principais festas, metade vidro disposto nos 10 pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados na Beira-mar Norte e Continental que será encaminhada à reciclagem. Todas as praias ficaram limpas antes do meio-dia, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura da Capital. 

 O gerente do Departamento de Limpeza da Comcap, Adriano Marques, informou em tempo real pelo grupo de comunicação operacional, que a varrição da pista da Avenida Beira-Mar Norte terminou às 1h06min e o tráfego voltou a ser liberado às 2h20min. Às 4h30min, todo entorno da rodovia onde ocorreu a maior festa da cidade já estava limpo.
 Pelo sistema integrado de gestão e controle da Comcap, o Siscore, os três roteiros de coleta das festas centrais de Réveillon recolheram 8,6 toneladas. Esse é o resíduo que foi varrido e ensacado pelos auxiliares operacionais. Mais as 10 toneladas acondicionadas nos PEVs de Vidro.

 Praias limpas

De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza dos Balneários, João Paulo Vigano, a limpeza das praias do Sul e do Leste da Ilha de Santa Catarina foi concluída antes das 11h e as do Norte até 11h45min. No Norte, informou o gerente Jalmir Pascoal Nunes, as equipes foram surpreendidas com grande produção de lixo na orla da Praia Brava, mas a limpeza foi toda concluída antes do meio-dia.

 Coleta domiciliar nos balneários

A coleta domiciliar, que ocorre neste domingo nos principais balneários por conta da Operação Verão da Comcap, já registra o recolhimento de 120 toneladas neste final de manhã de domingo (11h30min), incluindo roteiros em Ingleses, Jurerê, Armação e Pântano do Sul, Canasvieiras, Lagoa e Barra da Lagoa.

 Lixo zero, nota 10

Comcap e beach clubs de Jurerê Internacional fecharam a parceria mais avançada dos últimos anos para o encaminhamento adequado dos resíduos no verão. Os cinco estabelecimentos, informou o gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Ulisses Biachini, comprometeram-se a recolher e destinar todo resíduo produzido dentro e no entorno dos clubes. A operação vai custar em torno de R$ 40 mil ao mês aos empresários.

 “É o mais perto que chegamos da responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Quando o grande gerador ajuda o poder público e assume parte dos custos da coleta e do transporte do excedente de resíduos produzido nesta época do ano”, elogiou o engenheiro sanistarista.

 Pelo acordo firmado em reunião na manhã de sexta-feira, quando os beach clubs estiveram representados pela coordenadora de Governança da Habitasul, Salete Pereira, os estabelecimentos vão investir na contratação de pessoal, na locação de caixa estacionária e transporte dos resíduos até o Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Comcap no Itacorubi. A Comcap vai receber os resíduos sem cobrar para encaminhá-los ao destino adequado. Serão cadastrados roteiros específicos, de modo que, ao final, será possível caracterizar o lixo produzido na temporada nesses pontos de intenso fluxo turístico.

 “Há muitos anos fazemos parcerias com a Comcap, mas neste verão chegamos ao formato mais avançado e responsável. Agora contamos com a colaboração do usuário para que a praia se mantenha sempre limpa”, comemora Salete.  
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img