20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Revezamento Volta à Ilha 2022 está confirmado para 9 de abril, em Floripa

spot_img

Revezamento Volta à Ilha 2022 está confirmado para 9 de abril, em Floripa

spot_imgspot_img

Tradicional corrida de revezamento que percorre toda a ilha de Florianópolis celebra a 25ª edição após dois anos desde o adiamento pela pandemia – Fotos: Foco Radical/Eco Floripa

Florianópolis, 16 de março de 2022 – Vai ter Volta à Ilha em 2022. Uma das mais tradicionais corridas de revezamento do Brasil está confirmada para o dia 9 de abril, em Florianópolis. Cerca de 3.600 atletas, divididos em aproximadamente 400 equipes ou duplas, vão novamente dar uma volta completa pela ilha, em um percurso com um total de 140 km, na capital de Santa Catarina. Esta será a 25ª edição da prova reconhecida em todo o país como linda e muito desafiadora.

Grande parte dos participantes são remanescentes da edição de 2020. O evento esportivo foi um dos tantos afetados pela pandemia de Covid-19 e, ainda, um dos que mais respeitou todo o desdobramento para que pudesse ser realizado realmente de forma segura. Além da retomada, o Volta à Ilha segue com seu caráter de celebração pela 25ª edição, e chega neste 2022 aos seus 27 anos desde a primeira edição.

“Todo o entusiasmo por celebrar as bodas de prata do Volta à Ilha em 2020 neste momento está direcionado em poder retomar a corrida de revezamento mais admirada por corredores de todo o Brasil. É o Volta à Ilha do reencontro, vamos rever muitos amigos, atletas que participaram de muitas e muitas edições consecutivas. Sem dúvida alguma, o clima festivo permanece e, sobretudo, estamos cientes que faremos um evento seguro e pensado no atleta, como tem sido desde a primeira edição”, comenta Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha.

Adequada aos novos tempos

O Revezamento Volta à Ilha é realizado inteiro ao ar livre, em que, segundo os decretos estaduais, não é obrigatório o uso de máscara facial. Além disso, por sua natureza, a largada da prova ocorre em ondas (sem aglomeração de corredores). Tradicionalmente, todas as categorias têm horários diferentes de largadas, em um intervalo de 15 minutos entre elas. As primeiras, da categoria Participação C, são às 4h15min, enquanto às 7h30min largam os atletas da categoria Aberta Elite.

A Eco Floripa, organizadora do evento, ainda adotou outras medidas para dar maior segurança aos atletas e também à equipe técnica. Todos os atletas inscritos precisam ter tomado ao menos duas doses de vacina contra a Covid-19. As equipes inscritas têm prazo até o dia 17 deste mês para enviar o comprovante de todos integrantes antecipadamente para aferição pela organização. Ainda, para evitar aglomerações, a entrega dos kits é restrita apenas aos coordenadores das equipes. Nos dias 7 e 8 de abril, no Hotel Majestic, na Beira-Mar de Florianópolis, uma única pessoa fará a retirada para todos os atletas.

A volta na Ilha completa

O Revezamento Volta à Ilha reúne toda a beleza de Florianópolis em um percurso desafiador com um total de 140 quilômetros. No dia 9 de abril, a partir das 4h15min, tudo começa no Trapiche da Beira-Mar Norte, quando as equipes de 8 a 12 integrantes começam o trajeto ao redor da ilha de Florianópolis. O percurso segue no sentido da bela Santo Antônio de Lisboa, passa por trilhas e praias do Norte da Ilha e cruza todas as praias da região da Lagoa da Conceição em sentido ao Sul da Ilha. Da Ponta das Canas até o Pântano do Sul, de ponta a ponta, passando pela Costeira do Pirajubaé, até o retorno ao Trapiche da Beira-Mar Norte.

Todos os 140 quilômetros são divididos em 19 trechos, com distâncias variáveis entre eles. O mais curto, por exemplo, tem 4 km, no bairro João Paulo, no começo da prova. O mais longo, por sua vez, são os 16,4 km entre a Praia dos Açores até a Tapera, passando pelo temido Morro do Sertão e o marcante Ribeirão da Ilha. Por sinal, este é considerado o trecho mais difícil de todo o percurso.

Os cerca de 3.600 atletas estão divididos em 11 categorias de equipes. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 40 anos), Veterana 40, Veterana 50 e Veterana 60. As duplas são divididas em três tipos: Dupla Masculina, Dupla Feminina e Dupla Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus.

Sobre a Eco Floripa

A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 27 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas.

Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, o Revezamento Volta de São Francisco do Sul e o Corrre Frai, em Fraiburgo. Ao longo destes 27 anos, são quase 140 corridas realizadas e com a participação de cerca de 75 mil corredores.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img