15.5 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Revista DACultura traz em destaque a Fortaleza de Ratones em Santa Catarina

Revista DACultura traz em destaque a Fortaleza de Ratones em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Revista DACultura traz em destaque a Fortaleza de Ratones em Santa Catarina A mais recente edição da Revista DaCultura, nº 14, de julho de 2008, publicação semestral da Fundação Cultural Exército Brasileiro – FUNCEB, traz como destaque em sua matéria de capa uma reportagem sobre a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis, Santa Catarina.

Ratones foi construída a partir de 1740, segundo projeto do engenheiro militar Brigadeiro José da Silva Paes, sendo uma das quatro primeiras e principais fortificações do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. Monumento Nacional tombado em 1938, foi restaurada em 1990, numa iniciativa do IPHAN e da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que é hoje a instituição responsável pela manutenção e gerenciamento desta e de outras três fortificações na região de Florianópolis, as quais se converteram numa das mais importantes atrações turístico-culturais do estado catarinense.

A matéria assinada pelo Cel. Paulo Roberto, redator da Revista, foi produzida com textos e material fotográfico repassado pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, resultando numa matéria de doze páginas fartamente ilustradas com belas imagens da fortaleza e Ilha de Ratones Grande, de autoria dos fotógrafos Alberto Barckert e Ademilde Sartori, e uma contribuição de Vicenzo Berti.

Esta edição 14 ainda conta, entre outras matérias, com artigo do arqueólogo Marcos Albuquerque, do Laboratório de Arqueologia da UFPE, sobre as escavações arqueológicas realizadas por sua equipe na Fortaleza de São José do Macapá/AP, outro grande ícone das fortificações brasileiras.

A Revista DaCultura tem distribuição gratuita e dirigida. Os conteúdos de todas as suas edições, em formato PDF, podem também ser acessados no website da Fundação Cultural Exército Brasileiro – FUNCEB, no endereço: http://www.funceb.org.br/pdf.html.

(Fortalezas, 25/11/2008)

spot_img