23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Revitalização da Figueira da Praça XV será apresentada segunda-feira

spot_img

Revitalização da Figueira da Praça XV será apresentada segunda-feira

spot_imgspot_img

A Figueira da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, será “reinaugurada” na próxima segunda-feira, 22, em evento marcado para as 11h30. A árvore, de 143 anos, passou por um processo de revitalização e será reapresentada a população.

Há quatro anos, por meio de uma parceria público-privada, firmada em 11 de março de 2010, a Lojas Koerich assinou com a prefeitura de Florianópolis um Termo de Cooperação para Adoção de área pública, para manutenção da Praça XV.

A rede de lojas responsabilizou-se pela conservação e manutenção da Praça XV, incluindo mão de obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico.

Nas últimas semanas ocorreu o processo de recuperação da Figueira, uma ação feita em parceria entrea a Floram e as Lojas Koerich.

Seis técnicos, acompanhados de biólogo e de um engenheiro agrônomo, subiram na árvore com rapel e realizaram a erradicação das plantas, retiraram grande quantidade de bromélias, que não são parasitas, mas que sobrecarregam os galhos, também foram retirados cactos e samambaias, chamadas de cipó cabelo, estas sim parasitas e que ao longo do seu crescimento sugam a seiva bruta da figueira, secando os ramos e danificando seu crescimento.

Foram tirados 2540 quilos de dejetos da Figueira – 53 metros cúbicos – plantas parasitas e que ao longo do seu crescimento sugavam a seiva bruta da velha formosa, secando os ramos e danificando seu crescimento. Segundo os biólogos que trabalharam na revitalização, se nada fosse feito, a árvore duraria mais uns 15 anos no máximo, e agora, no mínimo mais uns 150.

O trabalho incluiu raspagem de plantas epífitas (que moram em cima de outras plantas), poda e tratamento das lesões existentes, principalmente nos locais em que atualmente estão localizadas as escoras. Também foi realizada a desratização no entorno da árvore, tudo pra completar mais 100 anos. Foram também refeitas as estruturas de sustentação da velha centenária.

O piso da Praça XV também recebeu um tratamento, passou por uma lavagem e nivelamento das pedras que estavam soltas, podendo causar algum acidente ao público que diariamente circula pelo local.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img