17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

“Laço Branco” mobiliza o público masculino nesta sexta

spot_img

“Laço Branco” mobiliza o público masculino nesta sexta

spot_imgspot_img

Desde o dia 25 de novembro, a prefeitura de Florianópolis aderiu à Campanha do Laço Branco que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os homens pelo fim da violência contra as mulheres. O dia oficial da ação acontece nesta sexta-feira, 6, para mostrar que os homens não fecham os olhos diante dessa causa.

A coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Alana Grando Rauen, explicou que toda a população deve lutar pelo combate às agressões que são cometidas ao público feminino, “muitos homens percebem e sabem da violência mas não interferem ou encaminham as mulheres para a denúncia”, disse.

Alana convidou os homens a aderirem à campanha nesta sexta-feira, “em apoio a esta causa neste dia 6 os homens devem sair com um laço branco mostrando que não praticam a violência contra a mulher”, explicou.

A história da campanha

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, e assassinou 14 mulheres à queima roupa. O jovem suicidou-se, mas deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar. Eles elegeram o laço branco como símbolo de nenhum ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

A Campanha internacional do Laço Branco, iniciada na década de noventa, chegou ao Brasil em 1999. O lançamento oficial desta Campanha em Florianópolis, ocorreu no dia 25 de novembro de 2013, no Dia Internacional e Municipal (desde 2010) da Não Violência contra as Mulheres. Na ocasião várias lideranças políticas da cidade participaram da atividade, sendo que o Prefeito Cesar Souza Junior não apenas aderiu à Campanha, como deu total apoio à iniciativa.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img