20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Sancionada lei que institui o Dia Municipal da Rendeira

spot_img

Sancionada lei que institui o Dia Municipal da Rendeira

spot_imgspot_img

O prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, sancionou às 19 horas de hoje (20/10) lei originária de projeto do vereador Edinon Manoel da Rosa (PSB) que institui a data de 21 de outubro como Dia Municipal da Rendeira. A lei foi sancionada na presença de 20 rendeiras de diferentes localidades da Ilha de Santa Catarina, no Espaço Cultural Martinho de Haro, da Câmara de Vereadores, onde elas integram uma exposição que fica aberta ao público até o próximo dia 31.

O advento da lei coincide com a aprovação, pelo Ministério da Cultura, há poucos dias, de projeto que cria a Casa da Rendeira, que ficará no Casarão da Lagoa, na Lagoa da Conceição. A ser viabilizada no próximo ano, através dela será possível a constituição de uma cooperativa de rendeiras, a contratação de um censo das rendeiras de Florianópolis (não se tem nem idéia mínima de quantas continuam em atividade), fazer exposições e oferecer cursos e oficinas, dentre outras atividades. Outro objetivo é fazer com que rendeiras façam oficinas de arte-educação nas escolas e associações, ensinando sua arte às novas gerações, garantindo sua continuidade.

A Câmara aprovou o projeto do vereador Edinon Manoel da Rosa por unanimidade, sob a justificativa de que a rendeira é a típica moradora de Florianópolis, descendente de açorianos, que também exerce a profissão feminina mais típica do litoral catarinense. Com a oficialização da data, Edinon espera motivar ainda mais o poder público a promover ações de valorização e promoção do artesanato da renda de bilros e da mulher rendeira. A data também recorda 21 de outubro de 1747, quando os primeiros açorianos (473 pessoas) partiram do porto de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira rumo a Santa Catarina. Vieram nas galeras “Jesus, Maria e José” e “Sant’ Ana e Senhor do Bonfim”. Doze pessoas morreram durante a viagem que terminou em 6 de janeiro de 1748, quando aportaram na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina.

Foto: Rosa Constância da Conceição, 97 anos, nascida na Barra da Lagoa e agora residente na Lagoa da Conceição, com a filha, também rendeira, ganhou uma placa do autor da lei, vereador Edison Manoel da Rosa. Foto de Édio Hélio Melo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img