21.5 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 6, 2023
Alesc

Santa Catarina promove divulgação no exterior para a Copa de 2014

spot_img

Santa Catarina promove divulgação no exterior para a Copa de 2014

A promoção é da ABIH-SC em parceria com a Embratur, sendo o primeiro estado brasileiro a lançar uma ofensiva turística voltado para evento da FIFA fora do País.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) apresentou hoje (26), durante o 23º Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros)otelei, para seus associados os planos de ação em andamento e outros que deverão ser implantadas com vista ao fortalecimento da entidade. O principal foco é a qualificação, não apenas profissional, mas também dos equipamentos. A ABIH propõe, ainda, que os hoteleiros busquem sempre a inovação, com o objetivo de conquistar novos clientes e mercados. Além disso, os gestores da associação sugerem a flexibilidade nas formas de negociação por parte dos hoteleiros com seus potenciais hóspedes.

Durante os debates, os empresários manifestaram preocupação com a captação de clientes tanto no segmento de lazer como no turismo de eventos, e a venda internacional de pacotes na baixa estação. Na opinião de alguns proprietários de hotéis e pousadas, apesar de Santa Catarina possuir infraestrutura adequada para a realização de eventos, isso não ocorre na prática principalmente devido ao alto custo das passagens aéreas. Como prova, lembraram que as empresas aéreas realizam promoções nas passagens para diversos destinos, porém, para Florianópolis isso não ocorre.

Outro ponto ressaltado foi a ausência de pacotes promocionais na baixa temporada, principalmente no inverno. A falta de investimento em marketing e propaganda em nível nacional foi também questionada. Muitos lembraram que Santa Catarina não é só “verão, litoral, sol e mar”. Para alguns, a folheteria produzida por poucos hoteleiros e até mesmo pelos órgãos públicos promovem quase que exclusivamente o litoral catarinense. Sugeriram para sanar esse problema a criação da Marca Santa Catarina Quatro Estações.

Ainda durante o evento, o presidente da ABIH-SC João Eduardo Moritz anunciou que Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a lançar, em parceria com a Embratur, a divulgação turística das regiões catarinense e 2014, visando atrair os milhares de visitantes que em 2014 que virão ao Brasil para a Copa da FIFA. “Sabemos que nas Copas do Mundo os turistas não se limitam a ficar fixos num único local, aproveitando para conhecer outros destinos”, disse Moritz.

Já a gerente executiva da ABIH-SC, Helena Boal apresentou o Plano de Marketing da entidade. Segundo ela, são 203 hotéis e pousadas catarinense associadas à ABIH-SC. Uma das metas é atuar mais junto aos empresários do setor, atingindo 100% da rede hoteleira. As demandas previstas para os associados, com foco no mercado e qualificação, são a maior participação em feiras e eventos, produção de mídias especiais como Guia de Hotéis e Pousadas, Catálogo de Ofertas do Destino Santa Catarina e o incremento dos sites da ABIH-SC e Hotéis de Santa Catarina (www.abih-sc.com.br e www.hoteisdesantacatarina.com.br). Também está em desenvolvimento o selo Excelência do Atendimento.

***************

Hotelaria de Excelência

1ºSimpósio de Governança discute futuro da profissão

A Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria de Santa Catarina (ABG-SC) realizou hoje (26) o 1º Simpósio de Governança Hoteleira, no Hotel Praiatur, na praia dos Ingleses, em Florianópolis. A presidente nacional da entidade Maria José Dantas disse que no Estado é o começo de uma longa caminhada, tanto para os profissionais quanto para as organizações que buscam padrões de excelência. Dantas comemorou o sucesso da primeira edição do evento na Capital catarinense, onde as 150 vagas disponíveis foram totalmente preenchidas duas semanas antes do evento. “Existe uma necessidade e as pessoas estão se conscientizando da importância da capacitação porque a hotelaria mudou e os profissionais precisam investir em qualificação para não ficarem a margem do mercado”, alertou Maria José.

A ABG existe a um ano em Santa Catarina e uma das primeiras ações será realizar o levantamento do número de profissionais e do número de hotéis que contam com governança. Ela lembrou que atualmente Santa Catarina conta com cerca de 2.750 meios de hospedagem entre hotéis, resorts, pousadas, hotéis-fazenda, albergues, hospedarias e outros. A predominância é de hotéis do tipo tradicional, com administração familiar, embora tenha crescido nos últimos anos a presença de hotéis de rede no Estado e a profissionalização das empresas do tipo familiar. “Estes dados por si só nos motivam a implantar no Estado um núcleo forte e atuante, por meio da realização de cursos mais freqüentes de capacitação e qualificação, de preferência semestralmente, além da formação de base de camareiras e profissionais”, disse Maria José Dantas. Os profissionais da área que desejarem se tornar sócios devem acessar o site da associação e preencher o formulário eletrônico. O endereço é www.governanca.org

NOTAS POLÍTICAS

O 4º Encontro Catarinense de Turismo, que iniciou nesta quinta-feira (25), no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC), reuniu as principais lideranças políticas catarinense, não deixando dúvidas sobre o projeto do Governo de Santa Catarina que quer colocar o Estado no cenário mundial do turismo.

********

Como titular da Comissão de Turismo da Câmara Federal, o deputado Edinho Bez, que no ato representava o presidente da Casa Michel Temer, afirmou: “Santa Catarina pode contar com um representante catarinense na bancada. Já tenho feito muito pelo setor com a destinação de valores em emendas parlamentares para o turismo, mas pretendo fazer ainda mais”, afirmou Bez acrescentando que “o Brasil e o mundo não conhecem o potencial que Santa Catarina tem a oferecer” e que é preciso fazer mais eventos semelhantes ao ECATUR para atrair os olhares para o Estado”.

********

Vários políticos engajados com o turismo catarinense compareceram na abertura do 4º Encontro Catarinense de Turismo, que iniciou nesta quinta-feira (25), no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC). O discurso era um só: alavancar o turismo em todo o Estado como forma de gerar emprego e renda. O encontro uniu as mais diferentes correntes políticas e empresariais.

********

“O trade turístico deve marchar unido, pois nunca vi desde a década de 60 nenhum governador que fizesse pelo turismo regional o que faz Luiz Henrique da Silveira”, afirmou o empresário e presidente do Conselho Estadual de Turismo Fernando Marcondes de Matos.

********

GILMAR KNAESEL (1)

“Dos 18 segmentos turísticos no Ministério do Turismo, Santa Catarina está presente em 17. Isto prova a força do turismo no PIB catarinense, que atualmente é de 13,5%. Também cabe registrar e destacar a coragem do presidente Lula em dar ao turismo status de Ministério, com orçamento próprio. Pedimos isso ao então ex-presidente Fernando Henrique, e não fomos atendidos”, declarou Gilmar Knaesel, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

********

COMENTÁRIO IDELI – GILMAR KNAESEL (2)

“Fico feliz em saber que o secretário Knaesel está aderindo ao governo Lula, que além de elogiar o plano de governo para o turismo, também está deixando a barba crescer”, brincou a senadora Ideli Salvatti, representando o ministro do Turismo Luiz Barretto, acrescentando: “O Lula sempre será lembrado como o Presidente que deu ao turismo o status de ministério”.

********

“Vamos atrair pelo menos metade dos dois milhões e meio de turistas que visitam Gramado e Canela (RS), para a serra catarinense. No próximo dia 18 de julho, será assinada a ordem de serviço para a construção da estrada Aparados da Serra”, informou Ideli Salvatti. A rodovia irá unir as serras catarinense e gaúcha.

Confira a programação do último dia do evento

DIA 27 de Junho – Sábado

09:00 às 10:30h – Auditório – Seminário de Turismo e Hotelaria
10:30 às 11:00h – Auditório – Mesa Redonda com Hoteleiros e Acadêmicos

11:00 às 12:00h:
Sala 1 – Oficina ABIH-SC / ABG Nacional: Por que a Governança é tão importante? – Maria José Dantas, presidente da ABG
Sala 2 – Oficina ABIH-SC / ABEOC-SC: A Importância de um Organizador de Eventos – Maria Lúcia Camargo Silva, presidente da ABEOC-SC
Sala 3 – Oficina ABAV-SC: Cobrança de Serviços: Riscos e Verdades – Julio Verna Neto – Consultor da Qualitas

12:00 às 14:00h – ALMOÇO

13:00 às 20:00h – Visitação à 21ª EXPROTEL e à FECATUR – Receptivo
14:30 às 16:30h – ENCONTRO DO TRADE: “Demandas para um Turismo de Qualidade”
16:30 às 19:00h – Auditório – Painel ABAV-SC: Legislação do Transporte Turístico

16:30 às 17:30h:
Sala 1 – Oficina ABIH-SC: Como o hoteleiro pode se beneficiar do jornalismo de Turismo – Júlio César Debali Infante, presidente da APPTUR
Sala 2 – Oficina ABIH-SC: A relação comercial com Operadoras do ponto de vista do Hoteleiro – Eduardo Melo, diretor da Rede Plaza de Hotéis
Sala 3 – Oficina FHORESC: Direito Trabalhista na área de Hospedagem e A&B – Dr. Neilor Schmitz e Dr. Fábio B. Medeiros, consultores jurídicos da FHORESC.

17:30 às 18:30h:
Sala 1 – Oficina ABIH-SC: A Estratégia da Venda – Paulo Mélega, gerente geral do Grande Hotel Senac Águas de São Pedro, SP.
Sala 2 – Oficina ABIH-SC: A relação comercial com Hoteleiros do ponto de vista da Operadora
Sala 3 – Oficina ABRASEL-SC: As Delicias do Vinho Catarinense – João Lombardo – Sommelier

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais