19.8 C
fpolis
quinta-feira, maio 16, 2024
Cinesystem

Santo Antônio de Lisboa vai sediar festa da cultura açoriana em agosto

spot_img

Santo Antônio de Lisboa vai sediar festa da cultura açoriana em agosto

spot_imgspot_img

Santo Antônio de Lisboa vai sediar a 21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana, entre os dias 22 e 24 de agosto. Promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/SeCult/UFSC), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis – e com apoio da Santur e do Governo dos Açores – a maior Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, escolhida pelo conselho consultivo do NEA, que realiza o evento. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Nesse período, o distrito receberá 60 delegações de todo o Estado para apresentações folclóricas, exposições, estandes culturais, gastronomia e exibição de documentários, todos relacionados à temática açoriana.

Vai ser montado um grande palco ao lado da igreja de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio. Na esquina das ruas Cônego Serpa e Professor Osní Barbato, junto ao antigo posto policial, serão instaladas barracas de exposição e venda de produtos de arte, artesanato e da culinária tradicional de origem açoriana. Na sede do Avante, haverá café colonial, junto a algumas exposições de apresentações musicais e folclóricas.

As escolas do Município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do seu legado no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Serão montados estandes das 32 escolas municipais, mostrando o conteúdo das atividades voltadas para o fortalecimento da herança cultural açoriana. Elas farão também exibições de dança folclórica e brincadeiras infantis e participarão do desfile etnográfico. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa.

A festa já foi realizada nas cidades de Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: ter no litoral de Santa Catarina, em breve, um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular.

Atualmente, o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img