18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sarau, árvore de poemas e curadoria no Masc

spot_img

Sarau, árvore de poemas e curadoria no Masc

spot_imgspot_img

O público poderá usufruir ainda de uma novidade: uma espécie de árvore dos desejos será instalada nos jardins do museu, com dezenas de poemas colocados em seus galhos, em pequenos papéis, que poderão ser “colhidos” pelos visitantes. Para completar, chorinho e poesia com o Grupo Ginga do Mané e César Félix, e violão com Jason de Lima e Silva. Considerado o primeiro museu de arte moderna brasileiro criado com patrocínio do Estado, o Masc está instalado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e hoje reúne mais de 1.700 obras modernas e contemporâneas.

Nos primeiros anos de existência, privilegiavam-se modernistas como Iberê Camargo, Djanira e Alfredo Volpi. Aos poucos, artistas regionais e produções mais recentes foram se destacando. A criação do Salão Victor Meirelles, em 1993, teve papel fundamental na formação da coleção contemporânea que o Masc possui atualmente, já que através de prêmios de aquisição, o acervo ganhou mais obras catarinenses e nacionais. Boa parte desse acervo pode ser conhecida na exposição “MASC 60 Anos”, que fica aberta no museu até 30 de abril.

Com pinturas e gravuras do acervo do Masc e trabalhos de artistas premiados nos salões Victor Meirelles realizados entre 1993 e 2008, a exposição tem curadoria de João Otávio Neves Filho, e integra as comemorações de aniversário do Masc e da FCC. “Nosso museu tem um acervo maravilhoso, e queremos que o público prestigie essa riqueza. Por isso estamos buscando realizar exposições itinerantes pelas diferentes regiões catarinenses. Também planejamos criar, com a reforma da estrutura física do Masc, que deverá começar dentro de algumas semanas, um espaço para exposição permanente desse acervo”, afirma a presidente da FCC, Anita Pires.

A administradora do Masc, Lygia Helena Roussenq Neves, tem buscado parcerias. “Queremos dar maior visibilidade à atuação do museu, não só nas diversas regiões do Estado como também em outros espaços culturais brasileiros”, afirma.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img