Florianópolis, 16 de julho de 2024

Sebrae inaugura Centro de Educação Emrpesarial inédito em SC

spot_img

Sicoob SC/RS ultrapassa 1,5 milhão de cooperados

O Sicoob SC/RS alcançou em junho 1,5 milhão de...

Vai ter Feira do Rock em Palhoça no final de semana

No mês do rock n’ roll o shopping ViaCatarina...

Com mais de 250 empreendimentos, o Square SC apresenta opção inovadora para as férias da criançada

Empresa Wow Park oferece experiência multissensorial num ambiente inspirador Procurando...

Compartilhe

Sebrae/SC inaugura o primeiro Centro de Educação Empresarial da instituição no Estado.

Num espaço moderno e inovador, na Capital, o novo centro terá como principal novidade a capacitação de empreendedores já estabelecidos.

O Sebrae/SC inaugura no dia 9 de julho (quinta-feira) o seu primeiro Centro de Educação Empresarial (CEE) no Estado. Localizado em Florianópolis, o novo espaço de mil metros quadrados, com três andares, vai reunir em um só lugar todos os serviços disponíveis pela instituição, como Central de Atendimento, consultorias, capacitações e espaço para troca de experiências entre empreendedores, integrando as estratégias de atendimento individual.

Com capacidade para atender a 450 alunos por dia, a principal inovação deste CEE está na oferta de cursos avançados para empresários de micro e pequenas empresas já estabelecidos há mais de dois anos no mercado e que precisam de orientação para gestão e expansão dos negócios. A Abertura oficial do novo CEE, no dia 9, está marcada para às 10h e contará com a presença do Presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamoto. As atividades do Centro têm início já na segunda-feira, 6 de julho.

“Com um modelo inovador e pioneiro da atuação do Sebrae no Estado, o Centro de Educação Empresarial promove um ambiente criativo e reflexivo para empreendedores, focado no desenvolvimento de competências de gestão empresarial. É uma grande conquista para os empreendedores da região metropolitana de Florianópolis, tanto para os que estão em fase inicial de abertura de negócios quanto para os que já estão no mercado e precisam reciclar conhecimentos”, afirma o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli.

Novo endereço permite mais atendimentos

O novo endereço possibilita prestar 2.500 atendimentos por mês, com foco nos micro e pequenos empreendedores da região metropolitana de Florianópolis, onde estão 16% do total de empresas do estado. Deste total, 99% é formado por pequenos empreendimentos. No prédio de três andares na esquina da Avenida Osmar Cunha com a rua Dib Mussi, o Centro de Educação Empresarial contará com 30 técnicos, entre colaboradores próprios e consultores credenciados. O investimento na reforma das instalações e aquisição de equipamentos se aproxima de R$ 500 mil reais.

No térreo, a Central de Atendimento terá 160 metros quadrados de área, quase 170% a mais de espaço do que na casa localizada na Avenida Rio Branco, antiga sede da unidade. Além do atendimento especializado, os empreendedores terão acesso à Livraria Sebrae, com edições voltadas ao planejamento e gestão de pequenos negócios. Na sobreloja, localiza-se um auditório com capacidade para 60 pessoas e equipamento multimídia para a realização de palestras, cursos, workshops e encontro de empresários, além de espaço de convivência e integração. No primeiro andar, o público atendido pelo Sebrae/SC terá disponível o espaço digital, com dez estações de computadores que servirão para a implantação de soluções em educação a distância e semi presenciais. Nesse andar também se localizam mais duas salas de aula com capacidade para 30 ocupantes cada e sala para consultoria individual.

No terceiro andar estão mais duas salas de consultoria individual, videoteca com vídeos voltados ao pequeno negócio, espaço de estudo/pesquisa e espaço lounge, para a troca de experiências entre os empreendedores. Em todo o prédio, os visitantes dispõem de conexão wireless para acessar a Internet. O imóvel foi preparado também para permitir o acesso de deficientes físicos, com rampas, elevadores e banheiros adaptados. Durante toda a semana de inauguração haverá uma série de palestras e sessões de filme relacionados a negócios.

Cursos Avançados para aprimorar negócios

A Gerente de Educação e Desenvolvimento de Empreendedores do Sebrae/SC Soraya Tonelli afirma que a implantação dos cursos avançados atende a demanda do segmento de empreendedores que já ultrapassaram a fase de iniciar um negócio, que estão estabelecidos há pelo menos dois anos no mercado, e que necessitam de novas orientações. “Essas capacitações irão acontecer com cursos que abordam de forma prática os conteúdos que os empreendedores estão necessitando, com carga horária flexível para que os empresários possam frequentar as aulas e acompanhamento por meio de consultoria, além da utilização de metodologias educacionais diferenciadas”, afirma Soraya.

O primeiro curso disponível será o de “Estratégias Empresariais”, com cinco encontros, consultoria de acompanhamento e 36 horas no total, disponibilizando conhecimentos para a tomada de decisões acertadas. As outras capacitações para empreendedores são:

Encontros Empresariais – Capacitação concebida para promover empresários de um mesmo setor ou de vários setores por meio de um ciclo de encontros de três a seis reuniões. O objetivo é debater temas específicos, gerar aprendizagem entre os participantes e criar ou fortalecer redes de relacionamentos.

Gestão Financeira – do controle à decisão – Tem por objetivo desenvolver competências, por meio de solução inovadora, mesclando capacitação presencial e a distância, para controle, análise, planejamento e simulação de informações financeiras da empresa para uma eficiente tomada de decisões. Tem três fases: Iniciação (workshop incial de oito horas e três horas individualizadas por empresas), Desenvolvimento (duração aproximada de três meses com 90 horas e um workshop de 8 horas) e Encerramento (workshop de oito horas).

Decisões Empresariais na Visão Sistêmica – Capacitação para atender à empresas de pequeno porte interessada em expandir seus negócios, por meio da tomada de decisão estratégica apoiada em conexões sistêmicas fundamentais. Dividida em quatro encontros presenciais de oito horas.

Gestão da Inovação – Inovar para Competir – Apresenta conceitos e exemplos dos mais diferentes tipos de inovação, destacando-se as possibilidades que existem para a pequena empresa inovar constantemente, aumentando a competitividade. São 15 horas de capacitação divididas em cinco encontros.

Planejando para Internacionalizar – Solução para planejar e implantar o processo de internacionalização de uma pequena empresa, desenvolvida por um passo a passo prático. O curso será realizado em quatro encontros de 16 horas no total e oferece assessoria personalizada de três horas totais por empresa após a capacitação.

Ferramentas de Gestão Avançada – Destinado a empresas que buscam mudar de patamar, evoluindo no crescimento e resultados por meio da implantação de modelos avançados de gestão empresarial. A duração é de 136 horas de consultoria em cada empresa participante, além de cursos e encontros empresarias. No total são 209 horas de capacitação.

Serviço

O quê: Inauguração do Centro de Educação Empresarial do Sebrae/SC

Quando: 9 de julho (quinta-feira)

Horário: 10 horas

Onde: Esquina da avenida Osmar Cunha com rua Dib Mussi (antiga loja da Vivo) / Centro

Informações e inscrições em cursos: 0800 5700800