20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

SEBRAE/SC e ACIF realizam oficina de orientação empresarial

spot_img

SEBRAE/SC e ACIF realizam oficina de orientação empresarial

spot_imgspot_img

O SEBRAE/SC e a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) realizam de 3 a 5 de abril, a Oficina do Empreendedor Sebrae – Iniciando ou Administrando o Seu Próprio Negócio, em Florianópolis. Trata-se de um evento de orientação para empreendedores que desejam iniciar uma atividade empresarial e para empresários interessados em melhorar o desempenho da sua empresa. As atividades – cursos e consultorias gratuitas – acontecerão no Ginásio Carlos Alberto Campos, ao lado do Estádio Orlando Scarpelli, no bairro Estreito. As inscrições podem ser feitas antecipadas na ACIF Regional Continental, pelo fone 3244.5578 ou site www.acif.org.br ou no Sebrae/SC pelo www.sebrae-sc.com.br ou 0800 570 0800. Também no local, no dia do evento.

Segundo informações da Pesquisa GEM 2008, o Brasil ocupa a 13ª. posição no ranking mundial de empreendedorismo e a 3ª. entre os integrantes do G-20, grupo que congrega importantes países industrializados e emergentes e que juntos representam por volta de 90% do PIB mundial e 80% do comércio internacional. De cada 100 brasileiros em idade adulta 12 realizam alguma atividade empreendedora, ou seja, cerca de 14,6 milhões de brasileiros. A pesquisa revela também que, pela primeira vez em nove anos (desde que foi criado o estudo no Brasil), inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade. Ainda assim, levantamentos do SEBRAE/SC indicam que a falta de planejamento e de capacitação gerencial estão entre as principais causas do índice de empreendimentos mal sucedidos, juntamente com outros fatores tais como tributação elevada, excesso de burocracia, dificuldades de acesso a crédito, etc.

Por isso, um dos grandes desafios do SEBRAE/SC é fazer com que toda empresa tenha seu plano de negócio, orientações práticas sobre gerenciamento, legalização e acesso a crédito para aumentar ainda mais a taxa de sobrevivência dos negócios de pequeno porte que em Santa Catarina que é de 75,9%. “Queremos também contribuir para melhorar a geração de oportunidades e oferecer aos interessados condições de empreender de forma segura, crescer e ter sucesso na atividade empresarial”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara.

Circuito de Oficinas

As oficinas começaram a ser oferecidas em 2005 e estão sendo levadas a todo o Estado pelo SEBRAE/SC em parceria com diferentes instituições como prefeituras universidades e entidades empresariais, como é o caso da ACIF parceira do evento programado para Florianópolis, de 3 a 5 de abril. Nos últimos 2 anos foram realizados cerca de 25 mil atendimentos em todo o Estado por meio da Oficina Sebrae.

“São ações pró-ativas do SEBRAE/SC para popularizar os serviços de orientação empresarial e divulgar as soluções que a Instituição oferece”, explica Anacleto. A intenção lembra o diretor é tornar o SEBRAE/SC mais acessível aos empreendedores, especialmente aos candidatos a empresários. Com esse tipo de atendimento “queremos contribuir para a sobrevivência das micro e pequenas empresas”, destaca. Ele revela que mais de 70% das pessoas que já participaram das oficinas nunca tinham procurado o SEBRAE/SC. “Estamos democratizando o acesso aos nossos serviços indo ao encontro do empreendedor catarinense, onde quer que ele esteja, cumprindo assim a nossa missão”, analisa.

Na Oficina do Empreendedor o SEBRAE/SC vai oferecer, gratuitamente, diferentes soluções para os empreendedores que querem iniciar uma atividade empresarial e para empresários (formais ou informais) que querem melhorar a administração do seu negócio, com cursos e consultoria, loja com publicações, vídeos e informações empresariais. Também haverá atendimento individual com contadores e informações sobre microcrédito.

A Oficina do Empreendedor SEBRAE de Florianópolis é uma realização do SEBRAE/SC e da ACIF, com patrocínio do Badesc, Unimed, Banco do Empreendedor e BRDE.

SERVIÇO

O que: Oficina do Empreendedor SEBRAE de Florianópolis – consultoria e cursos de orientação empresarial, gratuitos para empreendedores que desejam abrir ou melhorar a gestão de pequenos negócios.

Quando: de 3 a 5 de abril

Local: Ginásio Carlos Alberto Campos, ao lado do Estádio Orlando Scarpelli, bairro Estreito

Horário: sexta, das 14 às 22h, sábado, das 10 às 21h e domingo, das 10 às 19h.

Mais informações: ACIF Regional Continental – 3244.5578 ou www.acif.org.br ou no Sebrae pelo 0800 570 0800 ou www.sebrae-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img