17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Unidades educacionais de Florianópolis participam de pesquisa nacional sobre saúde do escolar

spot_img

Unidades educacionais de Florianópolis participam de pesquisa nacional sobre saúde do escolar

spot_imgspot_img

Alimentação, atividade física, condições de vida, violência, tabagismo, saúde bucal, acidentes, consumo de álcool e outras drogas. Estas questões fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, o Pense 2009, que será feita a partir desta segunda-feira (30/03) com alunos de 66 escolas públicas ou privadas de Florianópolis, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Da rede municipal de ensino da Capital 24 unidades vão responder as 110 questões. A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação e a nível local com a Secretaria Municipal de Educação. Buscando traçar o perfil do estudante brasileiro, o Pense 2009 dará subsídios para a implantação do Sistema de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção à Saúde dos Adolescentes, ligado ao Governo Federal.

As escolas municipais serão atendidas pela pesquisa a partir de quarta-feira (1/04). Assim como em todas as regiões do país, apenas os alunos que cursam a oitava série ou o nono ano responderão ao questionário. Munidos de um computador, menor que os convencionais e chamados de PDA, os próprios estudantes é que vão digitar as respostas.

Os dados individuais coletados (nome do aluno e da unidade de ensino) serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos. Portanto, não serão identificados e nem divulgados. Será assegurado ao aluno também o direito de não participar da pesquisa, se assim for o desejo dele.

Somando 1.634 alunos aptos para a pesquisa vão integrar o Pense 2009 as escolas Henrique Veras, João Alfredo Rohr, Acácio Garibaldi São Thiago, Beatriz de Souza Brito, Paulo Fontes, José do Vale Pereira, Mâncio Costa, Intendente Aricomedes da Silva, Maria Tomázia Coelho, Luiz Cândido da Luz, Albertina Madalena Dias, Gentil Mathias da Silva, Osmar Cunha, Anísio teixeira, José Amaro Cordeiro, Batista Pereira, João Gonçalves Pinheiro, Dilma Lúcia dos Santos, Brigadeiro Eduardo Gomes, Almirante Carvalhal, Donícia Maria da Costa, Maria Conceição Nunes e Vitor Miguel de Souza.

Em Florianópolis, a pesquisa deve se estender até o dia 29 de maio. Em todo país serão ouvidos 70 mil jovens de 1.507 escolas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img