22.2 C
fpolis
sábado, dezembro 4, 2021
cinesytem

Sebrae-SC divulga projeto APL das Ostras na Fispal Food Service

spot_imgspot_img

Sebrae-SC divulga projeto APL das Ostras na Fispal Food Service

spot_img

O SEBRAE de Santa Catarina participou da Fispal com o projeto Arranjo Produtivo Local da Ostra da Grande Florianópolis (APL das Ostras), projeto realizado em parceria com o IGEOF – Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis e que tem como uma das finalidades procurar novos mercados em outros Estados. A 26º Fispal Food Service foi realizada de 7 a 10 de junho na Expo Center Norte, em São Paulo. A feira é considerada a mais importante do setor de alimentação fora do lar da América Latina.

Santa Catarina produz atualmente 4 mil toneladas de moluscos por ano e espera um aumento de 7% para 2010, da produção Brasileira, 95% pertence à Santa Catarina, sendo 90% produzido na capital.

“O Governo Federal quer dobrar o consumo de produtos do mar e nós estamos fazendo a nossa parte”, diz Luiz Henrique Beiro, diretor da Ad Oceanum, uma das seis empresas presentes no estande do SEBRAE.

O estande da entidade procurou reproduzir o clima dos bares da cidade, harmonizando moluscos com vinhos finos catarinenses de altitude para degustação. “Nós acreditamos na produção de moluscos como grande geradora de renda, trabalho e desenvolvimento sustentável”, afirma Alan David Claumann, consultor do SEBRAE/SC.

A participação na feira procurou abrir novos canais e estabelecer contatos, além de divulgar o 12ª Fenaostra (Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana), que será realizada de 22 a 31 de outubro no CentroSul em Florianópolis.

Empresas do setor de pescados e aqüicultura que participaram 26ª Fispal Food Service apostaram no aquecimento do setor. Com uma costa marítima de 8,5 mil km aproximadamente, e com reservatórios propícios para o cultivo, o Brasil tem enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado, que nos próximos quatro anos deverá aumentar 40%, segundo o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).

(PMF, 17/06/2010)

spot_img
spot_img