21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao bicho-de-pé nos Ingleses

spot_img

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao bicho-de-pé nos Ingleses

spot_imgspot_img

A Comunidade Vila do Arvoredo, mais conhecida como favela do Siri, nos Ingleses, Norte da Ilha, recebeu o segundo mutirão de controle do bicho-de-pé, promovido em conjunto entre o Centro de Controle de Zoonoses, o Bem-Estar Animal e a equipe de Atenção Primária em Saúde da Prefeitura de Florianópolis.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, no ano passado, a mesma ação resultou na redução de 57% dos casos registrados da doença, mas não foi informado o número total de casos do ano anterior.

O trabalho consiste na conscientização, extermínio e prevenção contra o parasita Tungapenetrans, transmissor do bicho-de-pé. As ruas e terrenos da região foram pulverizados e os moradores foram informados sobre cuidados para não se tornar hospedeiro do parasita. Cães e gatos da comunidade, responsáveis pela proliferação da doença, foram medicados.

Distante cerca de 800 metros do Centrinho de Ingleses, a Vila do Arvoredo tem em torno de 600 habitantes e sofre com a incidência de bicho-de-pé desde 2013, quando foi realizado o primeiro mutirão de combate em ação inédita conjunta entre os três órgãos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Coceira

O bicho-de-pé é encontrado em gramas altas e sementes. Sua picada provoca muita coceira. Normalmente, ele pica os seres humanos ao redor do pulso, tornozelos e nas dobras quentes da pele.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img