13.6 C
fpolis
quarta-feira, maio 29, 2024
Cinesystem

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis lança plano de ações

spot_img

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis lança plano de ações

spot_imgspot_img

Criada em janeiro na reforma administrativa proposta pelo prefeito Dário Berger, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis lança na próxima sexta-feira, dia 26 de junho, seu plano de ações para os próximos dois anos.

Na solenidade, que será realizada às 17 horas na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o secretário municipal, Carlos Roberto De Rolt, o secretário adjunto Alcides Andrade e o superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Guilherme Pereira, assinam o termo de compromisso de gestão. O prefeito Dário Berger, vereadores, além de lideranças acadêmicas e empresariais estarão no evento.

De acordo com o plano proposto pelo órgão municipal, a Secretaria atuará basicamente em três eixos principais: Talentos, Tecnologia e Redes. A prefeitura quer contribuir por meio de políticas públicas na atração, geração e capacitação de talentos para o setor tecnológico da Capital, considerado pelos empresários um dos principais entraves para um maior crescimento. Neste eixo estratégico Talentos, a Prefeitura pretende também investir em programas de inclusão digital, organizando e incentivando as iniciativas já existentes.

Estimular a criação e o fortalecimento dos ambientes de inovação e dos grupos de conhecimento no município são alguns dos objetivos do eixo Tecnologia. Por fim, em Redes, a Secretaria pretende desenvolver e articular uma rede de relacionamento com instituições públicas, privadas e acadêmicas para poder dividir ações e ser a fomentadora de iniciativas que resultem no desenvolvimento econômico e sustentável do município.

Para o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, a criação desta pasta para gerir o desenvolvimento econômico do município é um avanço importante. “Esta secretaria poderá ser o grande elo de ligação entre os principais setores econômicos do município. Há uma grande necessidade de se criar espaços e parques para que as empresas possam ampliar suas instalações, gerando demanda para a indústria da construção civil por construções sustentáveis. Com o crescimento das empresas, o comércio e o turismo de negócios está sendo fomentado, seja na atração de grandes eventos setoriais, bem como da realização de congressos e seminários comerciais e técnicos”, explica Gonçalves, ao lembrar do turismo, comércio e da construção civil, segmentos tradicionais da Capital.

“Precisamos fazer com que a tecnologia ajude a promover o desenvolvimento das vocações da Capital, bem como gerar soluções para as demandas de seus habitantes. Todo o trabalho realizado pela nossa Secretaria será desenvolvido em rede, com a parceria das diversas instituições que fazem o setor tecnológico ser referência em Florianópolis”, aponta Carlos Roberto De Rolt, titular da pasta.

Mais detalhes do plano de ações serão apresentados durante o evento do dia 26, que contará com transmissão ao vivo em vídeo pelo blog Tecnologia e Inovação Santa Catarina e pelo portal da ACATE.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img