23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Segunda edição do livro “Florianópolis: Memória Urbana”, de Eliane Veras da Veiga, será lançada pela FFC Publicaç

spot_img

Segunda edição do livro “Florianópolis: Memória Urbana”, de Eliane Veras da Veiga, será lançada pela FFC Publicaç

spot_imgspot_img

Na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, às 19h, será lançada na Casa da Memória a segunda edição do livro “Florianópolis: Memória Urbana”, de Eliane Veras da Veiga. O título é o quinto lançamento da editora Fundação Franklin Cascaes Publicações e conta com recursos do Ministério da Cultura, do Programa Monumenta, da Unesco, e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Sobre a obra
O livro “Florianópolis: Memória Urbana” é uma reedição da obra lançada em 1993, fruto da tese de mestrado na área da História Regional feita pela autora, que documenta e analisa as principais mudanças urbano-arquitetônicas ocorridas no centro de Florianópolis, entre 1750 e 1930. Resgata informações que versam sobre o aparecimento de ruas e praças, construção e história de edifícios, linguagens arquitetônicas, gerações de engenheiros e construtores, mudanças na paisagem, e traz equivalências toponímicas e relação bibliográfica especializada.

A área territorial enfocada neste livro é aquela onde as ações de preservação do patrimônio cultural têm sido as mais intensas, mas é também a que sofre a maior especulação imobiliária, dificuldades de trânsito e de transporte público e que concentra desafios do restauro arquitetônico, sendo constante alvo de ameaças à sua identidade e escala. Essa segunda edição dá suporte à educação patrimonial, à formação e à atuação prática no planejar, fazer e viver a cidade de Florianópolis.

O trabalho propõe explicar vários dos porquês de Florianópolis: o porquê da direção das ruas, dos formatos e localização de praças, das características dos edifícios, da escolha do sítio, da dimensão dos lotes. Descreve o conteúdo dos elementos que formam a cidade, tornando acessível o alfabeto que permite a leitura dos fatos urbanos.

Esta segunda edição, revisada e ampliada, vem atender às inúmeras solicitações, vindas de todo o Brasil e até do exterior, que manifestam interesse em ter acesso à obra, esgotada no mesmo ano de seu lançamento . O livro tem alcance para muitas áreas, em especial o jornalismo, história, sociologia, arquitetura e urbanismo, turismo e design.

Sobre a autora
Eliane Veras da Veiga é arquiteta e urbanista formada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em 1982. Técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, atuou nos campos do planejamento urbano e da preservação do patrimônio histórico arquitetônico de Florianópolis. Trabalha há 13 anos na Fundação Cultural de Florianópolis – Franklin Cascaes, tendo participado da criação do Centro de Documentação – Casa da Memória, onde é pesquisadora.

Como professora universitária, dedica-se às áreas da Arquitetura e Urbanismo brasileiros, da História da Arte e do Patrimônio Cultural e leciona na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina. Sócia do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina). Publica livros, ensaios e artigos sempre relacionados às questões da História, da Arte e da Arquitetura como bens culturais.

No mestrado em História, realizado na UFSC em 1990, dissertou sobre as modificações da paisagem do centro de Florianópolis ao longo dos últimos séculos, dando origem ao livro “Florianópolis: Memória Urbana”, que agora se apresenta reeditado, lançando referências para o conhecimento histórico sobre a formação da imagem urbana de Florianópolis.

Serviço
O QUÊ: Lançamento do Livro “Florianópolis: Memória Urbana”, de Eliane Veras da Veiga
QUANDO: 24/11, às 19h
ONDE: Casa da Memória – Rua Padre Miguelinho, 58, próximo a Catedral Metropolitana.
QUANTO: Gratuito
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img