16.1 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

SEM/SC promove nova edição do ciclo Conversando sobre Museu em Florianópolis

spot_img

SEM/SC promove nova edição do ciclo Conversando sobre Museu em Florianópolis

spot_imgspot_img

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões “Conversando Sobre Museu”. O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, e terá como tema “O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas”. As inscrições são gratuitas estão abertas neste link.  

Esta edição do encontro terá parceria do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE/MASC) e ocorrerá em formato de mesa-redonda, presencialmente, com duração de 2h30. O evento terá a participação da Dra. Suely Lima de Assis Pinto (Universidade Federal de Goiás) e da Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina), que fará a mediação.

O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” é uma ação do SEM/SC, que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa-redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes. 

Sobre as participantes

Dra. Suely Lima de Assis Pinto: Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação – Universidade Federal de Goiás (2003) e doutora em História pela Faculdade de História – Universidade Federal de Goiás (2011). Na universidade se dedicou à pesquisa em arte e educação, arte contemporânea, gênero, processos educacionais e poéticas visuais. Sua tese de doutorado é sobre o MASC e resultou na publicação do livro “Arquivo, museu, contemporâneo: a fabricação do conceito de arte”. No campo da produção poética, é gravadora e papeleira. Desenvolve pesquisas com fibras naturais oriundas do cerrado e sua possibilidade como papel para gravura. Essas fibras, tramas no papel, se constituíram parte integrante de seu processo de criação. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Goiás – campus Jataí e artista plástica.

Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (mediadora): Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Artes Visuais, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Educação Artística pela UDESC, é professora, arte-educadora e curadora. Tem ampla experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas e culturais em museus e mediação em exposições com diferentes públicos. Professora na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), desde 2003, também ministra palestras, cursos e oficinas de educação em museus, assim como produz materiais educativos e curadorias de exposições com obras do acervo do MASC. Foi membra fundadora e coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM-SC), de abril de 2010 a abril de 2015.

Serviço:

O quê: Conversando Sobre Museu – “O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas”
Quando: 7 de maio de 2024, das 14h às 16h30
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Inscrições gratuitas no link disponível aqui

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img