20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Semana do Meio Ambiente em São José é marcada por ações de conscientização ddos moradores

spot_img

Semana do Meio Ambiente em São José é marcada por ações de conscientização ddos moradores

spot_imgspot_img

Uma série de ações marca a Semana do Meio Ambiente em São José, na Grande Florianópolis. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, 2,com a distribuição de mudas de árvores na Avenida Central do Kobrasol. Nesta quarta-feira, 4, o destaque é o lançamento dos projetos de Adoção de Praças e Revitalização do Parque Ambiental dos Sabiás, além da doação de área para uma nova unidade de conservação do Município. As informações são da Assessoria de Imprensa da PMSJ.

A programação da Semana do Meio Ambiente começou no canteiro central da Avenida Lédio João Martis (Central do Kobrasol), nesta segunda-feira (2), quando foram distribuídas cerca de 700 mudas de árvores nativas para a população. A ação foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo o superintendente da Fundação, Eduardo Bastos, além da distribuição das mudas, produzidas no Horto Municipal, as pessoas que passaram pelo local também receberam orientações sobre educação ambiental.

A equipe do setor Ambiental da Guarda Municipal participou com a distribuição de material explicativo e prestou orientação sobre o tratamento e a destinação correta de resíduos sólidos. A Guarda Municipal de São José é o único grupamento em Santa Catarina especializado em ações de preservação e repressão aos crimes ambientais, com orientações para o descarte de resíduos domiciliares e coleta seletiva.

No espaço montado, o público pode ainda conhecer a exposição de trabalhos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis, produzidos nas escolas ambientais. O Município de São José mantém, em sua rede de ensino, duas escolas voltadas para a Educação Ambiental: o Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente.

A Escola do Mar tem como objetivo promover a conscientização dos alunos da rede municipal e a comunidade para a necessidade de compreender, preservar e conservar o ambiente com práticas sustentáveis. Ações como a horta orgânica, oficinas de papel reciclado, projeto Fortaleza e o Barco Escola são incentivadores dos cuidados para com o planeta.

Já a Escola do Meio Ambiente, localizada dentro do Parque Ambiental dos Sabiás, desenvolve ações de Educação Ambiental através de visitas monitoradas para grupos de estudantes. Ao ar livre, em meio a árvores, passando por açude e trilhas, os alunos aprendem sobre a importância de atuar de forma conjunto para preservar os recursos naturais.

Parcerias

Durante a ação, foram distribuídas cerca de 700 mudas para a população
Durante a ação, foram distribuídas cerca de 700 mudas para a população
Nesta quarta-feira (4), a partir das 15 horas, uma solenidade na Prefeitura de São José oficializará projetos de parceria da Fundação do Meio Ambiente com a iniciativa privada. Será lançado, por exemplo, o Programa de Adoção das Praças por construtoras, nos bairros Nossa Senhora do Rosário, Barreiros, Campinas e Kobrasol.

Também será apresentado o projeto de revitalização do Parque Ambiental dos Sabiás. Em parceria com o Projeto Mãos que Ajudam, um grupo de empresários e voluntários irão efetuar a limpeza e requalificação do espaço. O mutirão será realizado neste sábado (7) e deve reunir cerca de 200 pessoas.

Na solenidade, ainda será oficializada a doação de uma área de 92 mil metros quadrados pela Pedra Branca à Fundação Municipal do Meio Ambiente para a implantação da segunda unidade de conservação do Município. Para o superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Eduardo Bastos, a parceria entre poder público e iniciativa privada é positiva para todos. “O que temos observado é que, desde que haja transparência nas ações e um regramento claro, há um desejo da classe empresarial em contribuir. E, com estas ações, o maior beneficiado é a coletividade”, destaca Eduardo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img