20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Semana da Cultura Tibetana continua em Florianópolis até o dia 4 de junho

spot_img

Semana da Cultura Tibetana continua em Florianópolis até o dia 4 de junho

spot_imgspot_img

Continua no Auditório da Reitoria até o dia 4 de junho a II Semana de Cultura e Arte Tibetana, que oferece palestras, cursos, exibição de filmes e exposições. O evento é uma realização do Centro de Cultura Tibetana (CCT) com apoio da SeCArte e da UFSC. As inscrições avulsas podem ser feitas no local. Informações e programação em

www.semanatibetana.com.br

ou pelo telefone (48) 91494717 ou (48) 88234455.

Cerys Tramontini, coordenadora geral, enfatiza que a Semana trata de uma questão muito nova para o Brasil. “O objetivo é fornecer informações básicas sobre a cultura e arte tibetana e fazer com que haja continuidade após o evento”, observa Tramontini, e acrescenta:” As pessoas nos procuram para saber um pouco mais sobre os temas tratados”. Ela comenta que Santa Catarina não tinha nada sobre o assunto, mas mesmo assim a receptividade da cidade foi muito boa.

O curso de História do Tibete recebe na segunda-feira, às 19h30, Tsewang Phuntsuo, do escritório do Tibete em Nova Iorque, que vai tratar sobre “A atual situação do Tibete”. O mesmo palestrante voltará na quinta-feira para a palestra “Sobrevivência da Cultura Tibetana em exílio”. Tramontini diz que essas palestras servem para explicar ao brasileiro a situação da região, que atualmente é disputada pela China.

A semana também conta com quatro exposições fotográficas até o dia 4 de junho no Hall da reitoria; apresentação de dois filmes na quinta e na sexta-feira e um jantar tibetano na quarta-feira. Durante toda a semana dois monges do Namgyal, monastério do Dalai Lama, farão uma mandala de areia, uma das maiores expressões da cultura tibetana. No sábado, às 15horas, a mandala será desmantelada, como um símbolo de desapego.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img