18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Semana Municipal do Livro acontece entre 12 e 18 de abril em Florianópolis

spot_img

Semana Municipal do Livro acontece entre 12 e 18 de abril em Florianópolis

spot_imgspot_img

Haverá manifestações em pontos da Ilha e do Continente.

Florianópolis terá Semana Municipal do Livro Infantil. O Evento foi instituído pela lei 8.125, sancionada em 05 de janeiro de 2010.A Coordenação é da Secretaria de Educação da capital que planeja uma série de eventos em espaços públicos, shoppings, Casa da Memória, além de escolas e creches. A semana do Livro Infantil foi instituída no ano passado para ser realizada na semana que abranger o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

Nesta primeira edição, A Secretaria Municipal de Educação e o SESC Santa Catarina promoverão uma programação cultural, voltada para o público infantil, a ser realizada em diversos espaços da cidade, durante a semana de 12 a 18 de abril.

A programação inclui Mostra de aproximadamente vinte trabalhos de leitura, realizados nas unidades educativas ligadas à SME Florianópolis; varal literário; apresentações culturais, espetáculos teatrais, contação de histórias e outras manifestações artísticas; momento do meio literário, com escritores catarinenses.

Um dos espetáculos é o “Francolino”, que será apresentado pela artista Andréa Rihl, no TICEN, todas as tardes da semana de 12 a 16 de abril, sempre às 15 horas.

Quatro espetáculos de grupos teatrais do SESC Santa Catarina também farão apresentações durante a semana, nas Escolas Básicas e Desdobradas.

Outras atividades serão realizadas em Creches e NEIs pertencentes à Rede Pública Municipal de Ensino, como oficina de origami e biscuit, além de muita contação de história. Afinal todas as unidades estarão promovendo a sua programação específica para a Semana Municipal do Livro Infantil.

No dia 15 de abril, as crianças poderão vivenciar a experiência de entrarem literalmente no mundo encantado da literatura, brincando na “Calçada da Criança” e conhecendo a obra “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da escritora Telma Piacentini. Já os adultos terão a oportunidade de estarem frente a frente com escritores catarinenses, como Alcides Buss, Yedda de Castro Goulart, Eliane Debus e Marta, Martins, para um debate sobre “A Valorização da Produção Literária de Santa Catarina”. Tudo isto a partir das 14 horas, na Casa da Memória.

Sem dúvida, essa é uma iniciativa pedagógica que contribuirá de forma significativa para a formação de jovens leitores, motivando-os a entrarem no mundo mágico da leitura de literatura; além disso, funcionando como “uma injeção de ânimo” para educadores, escritores, pais e todas as pessoas que acreditam que a leitura amplia horizontes e contribui para a formação da consciência crítica.

Para a realização das atividades previstas na programação, a Secretaria SME e o SESC contam com a parceria dos Correios e da Biblioteca Barreiros Filho, do apoio da Fundação Franklin Cascaes, além da colaboração da ALIFLOR, do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UDESC), do IGK (Instituto Guga Kuerten), da ESCOLA ABERTA e de contadores e artistas voluntários, como Fabrícia Brito, Rosetenair Feijó Scharf, Marivana Mafra Érico, Murilo Milton Machado e Loana Allem Rech, que são profissionais da RME.


Programação

Espetáculos Culturais vão às Escolas

De 12 à 16 de Abril

às 10h (manhã)

às 15h (tarde)

Quatro espetáculos culturais promovidos pelo SESC-SC:

1- Teatro de Formas Animadas: “Brincando de bonecos”

2- Música para Crianças: “No dorso no rinoceronte”

3- Circo – Teatro: ”Circo e Poesia com Circoloko”

4- Contação de Histórias: “Balaio de histórias; Mil Horas contando histórias”

Local: Escolas Básicas e Desdobradas da PMF

Cada unidade terá uma apresentação na semana

*Haverá programação especial, aberta à população, no SESC da Prainha

Espetáculo Francolino

De 12 à 17 de Abril

às 15h de segunda a sexta-feira no TICEN (Terminal de Integração do Centro)

às 10h no sábado na Praça XV de Novembro

Apresentação teatral, encenada pela atriz Andrea Rihl, com animação do boneco Francolino contando “causos bruxólicos”.

Varal Literário

17 abril

8h às 13h

Textos das crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas ligados à SME, produzidos durante a semana de 12 a 15 de abril, nas atividades promovidas em cada unidade.

Local: Praça XV

às 10h

Espetáculo Francolino, promovido pela Fundação Franklin Cascaes.

Local: Praça XV

Momento com Escritores

14 abril

19h

Lançamento do Livro: “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da escritora Telma Piacentini, FFC Publicações.
15 abr

14h às 17h

Calçada da Criança: A rua ao lado da catedral será transformada em um espaço lúdico, com algumas das brincadeiras infantis citadas no livro lançado no dia 14.

às 18h30

Mesa Redonda com o tema: “Valorização da produção literária catarinense”
Componentes da mesa: Alcides Buss, Eliane Debus, Yedda Goulart e Marta de Martins.
Escritores convidados: Adão Karaí Antunes, Maria de Lourdes Krieger e Eloí Elisabete Bocheco

Local: Casa da Memória
End: Rua Padre Miguelinho, nº 58. Ao lado da Catedral (48) 3333-1323

Atividades nas Bibliotecas

As bibliotecas escolares das unidades educativas pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis também estarão com programação própria,voltada para o “mundo” criativo, imaginário, lúdico e mágico da literatura infantil, ao longo da semana.
De 12 a 16 de Abril

9h às 20h

Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação

Contação de histórias por profissionais da rede municipal de ensino, bolsistas da UDESC/NEAB e bibliotecária do SESC.

Local: CEC – Centro de Educação Continuada
End: Rua Ferreira Lima, 82. Centro (48) 2106-5907

9h às 19h

Biblioteca Barreiros Filho

Atividades diversas: exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.

Local: Biblioteca Barreiros Filho

End: Rua João Evangelista da Costa, 1160 – Bairro de Fátima (48) 3324-1415

Mostra de Trabalhos de Leitura

De 12 a 16 de Abril

8h às 18h

Exposição de trabalhos voltados para a leitura de literatura, realizados nas unidades educativas ligadas à Secretaria Municipal de Educação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img