23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

SEMAS mantém uma série de serviços voltados aos idosos da Capital

spot_img

SEMAS mantém uma série de serviços voltados aos idosos da Capital

spot_imgspot_img

Programa Renda Extra, Integração Social, Cartão Passe Rápido e Carteira Interestadual do Idoso são alguns dos benefícios

A Secretaria de Assistência Social – SEMAS – oferece uma série de serviços voltados aos idosos de Florianópolis. Estes serviços são divididos por Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

A Proteção Social Básica é voltada para a implementação de programas, serviços e benefícios para os idosos. Conheça os programas oferecidos através desta Proteção:

O Programa de Integração Social promove encontros e eventos regionais visando a integração e o convívio social, através de atividades envolvendo cultura e lazer.

Na agenda anual de eventos voltados para a terceira idade, se destacam: a Escola de Samba Amor à Terceira Idade, Baile de Carnaval da Terceira Idade de Florianópolis, Festival de Talentos, Confraternização ao Mês das Mães Caminhada em Comemoração ao Aniversário de Florianópolis e Confraternização de Final de Ano.

O Programa de Apoio aos Grupos de Convivência assiste, acompanha e orienta na organização, suporte e manutenção dos Grupos de Convivências de Idosos. O serviço viabiliza kit lanche, viagens, kit artesanato e um box no Camelódromo.

Grupos de Convivência, Ginástica e Dança, Instituições Asilares e Voleibol Adaptado, são os meios que o Programa Viver Ativo usa para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

Outro benefício oferecido, através da Proteção Social de Média Complexidade, é o Cartão Passe Rápido, que permite ao idoso com 65 anos ou mais, ultrapassar a catraca do ônibus gratuitamente. Este serviço foi instituído pelo Decreto Municipal Nº 2679/04.

A Carteira Interestadual do Idoso, instituída pelo Decreto Federal Nº 5.934, estabelece a reserva de duas vagas gratuitas por veículos, para idosos com mais de 60 anos. Este benefício é para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Nos casos em que as vagas gratuitas são excedidas, o idoso pode receber o desconto de 50% no valor da passagem.

O Programa Renda Extra prevê a concessão de um salário mínimo para pessoas a partir dos 60 anos, que residam há mais de 5 anos em Florianópolis e que sejam vítimas de doença motivadora de incapacidade física ou mental. Este serviço é fornecido quando a família do idoso tem renda inferior a três salários mínimos. O Programa foi instituído através da Lei Municipal Nº 5330/98 e Decreto Nº 377/98.

Outros benefícios, considerados de Proteção Social Básica, são oferecidos para idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como Auxílio Óculos, alimentação, fraldas, entre outros serviços. Orientações para a aquisição de medicamentos, exames de alto custo e Benefício Prestação Continuada, também são oferecidos.

Os serviços oferecidos através da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade são realizados através do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI. Para saber mais sobre os serviços realizados pelo CIAPREVI, clique aqui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img