17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Seminário traz personalidades internacionais em dança e artes cênicas para Florianópolis

spot_img

Seminário traz personalidades internacionais em dança e artes cênicas para Florianópolis

spot_imgspot_img

O Seminário “Intercultura e Poéticas Teatrais: oriente, ocidente, transfigurações”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Teatrais e pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado e Doutorado) do Centro de Artes da UDESC, traz para Florianópolis importantes nomes na área das artes cênicas. Os diversos aspectos do tema interculturalidade serão abordados por pesquisadores que vêm da Itália, Costa Rica, São Paulo e Salvador para o evento a ser realizado, de 18 a 22 de Novembro, no Centro de Artes da UDESC.

De acordo com os coordenadores do projeto Milton de Andrade e Valmor Beltrame, o projeto visa discutir novos paradigmas de pesquisa intercultural e promover encontros entre pesquisadores que, de diferentes modos, vêm concentrando suas pesquisas no tema das “contaminações” estéticas e culturais. O evento conta com apoio e financiamento da FAPESC.

A programação, que é aberta e gratuita, conta com argumentos que cobrem vastos territórios de passagem entre culturas: a tradição do drama maia Rabinal Achí, da Guatemala; o drama satírico nicaragüense El Güegüense; as relações entre o Kyôgen japonês e a Commedia dell´arte italiana; o Butô, o Mono-ha e o Superflat do japão contemporâneo; as aproximações entre o Sistema Laban/Bartenieff de análise do movimento e o aprendizado da dança clássica indiana Bharatanatyam; e atualidades imperdíveis sobre a dança contemporânea européia, este último argumento tratado por uma das maiores historiadoras da dança, Eugenia Casini Ropa, da Universidade de Bolonha (Itália).

Além de Casini Ropa, estarão em Florianópolis Dora Cerdas (Costa Rica) e as pesquisadoras brasileiras Christine Greiner, Darci Kusano e Ciane Fernandes, que vai ministrar curso prático sobre dança clássica indiana (interessados em assistir a este curso, devem se inscrever através do número de telefone (048-3321-8353).

Confira abaixo a programação completa e currículos dos pesquisadores envolvidos:

Seminário Internacional
Intercultura e Poéticas Teatrais: oriente, ocidente, transfigurações

PROGRAMAÇÃO

Dora Cerdas (Universidade Nacional da Costa Rica)

Interculturalidade e tradições centro-americanas: o drama maia Rabinal Achí (Guatemala) e o drama satírico El Güegüense (Nicarágua)

18/11, das 14h00 às 16h00

Eugenia Casini Ropa (Universidade de Bolonha – Itália)

Entrelaços de ramos e raízes: a dança européia no terreno composto da intercultura

19/11 das 9h00 às 12h00

20/11 das 9h00 às 12h00, das 15h00 às 18h00

Christine Greiner (PUC – São Paulo)

In-traduções do ocidente: três movimentos das artes do corpo no Japão –
Butô, Mono-ha e Superflat

19/11 das 14h00 às 18h00

Darci Kusano (São Paulo)

Um paralelo entre o Kyôguen e a Commedia dell´arte

21/11 das 9h00 às 12h00, das 15h00 às 18h00

Ciane Fernandes (Universidade Federal da Bahia)

Percepção e Performance: Sistema Laban/Bartenieff no aprendizado da dança clássica indiana Bharatanatyam (seminário prático)
22/11, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Organização: Milton de Andrade e Valmor Nini Beltrame

Grupo de Pesquisa Poéticas Teatrais

Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT)

Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Apoio: Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC)

Local: Auditório Central do Centro de Artes da UDESC

Seminário Prático: Espaço 1 – DAC – CEART – UDESC
Av. Madre Benvenutta, 1907 – Itacorubi – Florianópolis (SC)
CURRÍCULOS

Eugenia Casini Ropa, docente, desde 1992, de “História da Dança e do Mimo” no Departamento de Música e Espetáculo (DAMS) da Universidade de Bolonha – Itália, disciplina por ela instituída pela primeira vez na Itália. Estudiosa do teatro e da dança do século XX, publicou livros e artigos sobre o teatro na Itália, sobre o teatro alemão dos anos vinte e sobre a dança moderna. Foi membro da equipe científica do ISTA (International School of Theatre Anthropology) fundada por Eugenio Barba, participou da Comissão Consultiva para a dança do Ministério da Cultura da Itália, foi co-fundadora e curadora da revista “Teatro e História”. Na última década tem se empenhado na refundação cultural dos estudos da dança, desenvolvendo uma intensa atividade cultural que deu lugar a diversas manifestações junto a Universidade de Bolonha e a publicações de livros, promovendo em particular jovens estudiosos.

Ciane Fernandes é coreógrafa e performer, professora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, M.A. e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. Nos Estados Unidos, dançou com o Synergic Theater, Nancy Zendora Dance Company, Words & Limbs Performance Group, além de coreografar e dançar em produções interativas da New York University New Music Ensemble na Itália, juntamente com seu professor Douglas Dunn, e realizar várias produções independentes. É autora de dois livros esgotados, um deles já em terceira edição nos EUA e Europa. Seus artigos foram publicados no Brasil, Alemanha, EUA, Índia e Malásia. Recebeu diversos prêmios e bolsas de estudos nacionais (entre eles a Bolsa Virtuose 2003), e internacionais (Alemanha, EUA e Japão). Desde seu ingresso na UFBA, em 1997, vem desenvolvendo diversos projetos sobre formação corporal do ator, dança-teatro, performance e interculturalismo, dentre eles a associação do Sistema Laban/Bartenieff à dança clássica indiana de estilo Bharatanatyam.

Christine Greiner é jornalista e professora doutora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP. Ensina nos cursos de Comunicação das Artes do Corpo e no Programa pós-graduação Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica. É autora dos livros: O Corpo, pistas para estudos indisciplinares (2005); Teatro Nô e o Ociente (2000); Butô, pensamento em evolução (1998), entre outros artigos e conferências publicadas no Brasil e no exterior. Dirige a coleção de livros Leituras do Corpo na editora Annablume, desde 2003. Já foi professora e pesquisadora visitante de diversas instituições no Brasil (UFBA, ECA-USP, Faculdade de Dança Angel Vianna ) e no exterior (Departamento de Dança da Universidade Paris 8, Departamento de performance da New York University, Centro Nichibunken de Quioto e Universidade de Tóquio – Japão).

Darci Kusano é livre-docente em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2003), com pós-doutorado no International Research Center for Japanese Studies de Kyoto (Nichibunken, 1993-1994). Foi pesquisadora no Japan Foundation Kansai Center (Osaka, 1998-1999), na Univesidade Waseda de Tokyo (1986-1990) e no King’s College da Universidade de Londres (1975-1976). Doutora em artes: bunraku e kabuki (ECA/USP, 1991), mestre em comunicação e semiótica: teatro nô (PUC/SP, 1982), bacharel em letras (português/inglês, 1973) e filosofia (1985) pela USP. Entre suas obras se destacam: O que é teatro nô. São Paulo: Brasiliense, 1984; Os teatros bunraku e kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993; Yukio Mishima, o homem de teatro e de cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Dora Cerdas, diretora e docente da Escola de Teatro da Universidad Nacional de Costa Rica, coordena o projeto de pesquisa “Ecos de mi Sangre”, cuja encenação recebeu o Prêmio Nacional em 2004. Em 2007 seu trabalho de pesquisa “Más Abajo del Aire” foi também encenado e recebeu o Prêmio Nacional “Aquileo Echeverría” como melhor texto dramatúrgico. Entre suas obras se destacam: Las fuentes eclesiásticas como develadoras de la vida cotidiana de los fieles. Revista de Historia, Universidad Nacional, 1992; Matrimonio y vida cotidiana en el graben central costarricense (1851-1890). Revista de Historia, Universidad Nacional, 1992; Sobre historia cultural, vida cotidiana y mentalidades. Revista de Historia Número especial, Universidad Nacional, 1996; Coautora del Catálogo de documentos del Archivo de la Curia Metropolitana. Escuela Ecuménica de Ciencias de la Religión y Escuela de Historia, Universidad NAy Curia Metropolitana, 1998; Ecos de mi Sangre, Editorial Universidad Nacional, obra esta recomendada pela “División de Currículum del Ministerio de Educación Pública”.

SERVIÇO

Seminário Internacional Intercultura e Poéticas Teatrais: oriente, ocidente, transfigurações

De 18 a 22 de novembro de 2008
No CEART – Av. Madre Benvenuta, 1907
Evento gratuito e aberto ao público (para o curso prático sobre dança clássica indiana, é necessário fazer inscrição através do número de telefone 048-3321-8353).

Mais informações pelo telefone 3321-8353 das 14h00 às 18h00

*Para mais esclarecimentos e informações à imprensa: 048 9615-0745 com Prof. Milton de Andrade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img