17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Sessões Animadas estão de volta e temporada 2022 começa neste sábado (9) com exibição adaptada para pessoas com TEA

spot_img

Sessões Animadas estão de volta e temporada 2022 começa neste sábado (9) com exibição adaptada para pessoas com TEA

spot_imgspot_img

Projeto de cinema infantil mensal e GRATUITO exibe a animação Ron Bugado no Cinesystem do shopping Villa Romana às 11h.

O projeto de cinema infantil Sessões Animadas está de volta e retoma a agenda de exibições gratuitas neste sábado (9) em Florianópolis. A primeira sessão do ano será com a nova animação da 20th Century Studios e da Disney, Ron Bugado. O longa evoca uma questão bastante contemporânea: a relação das crianças com a tecnologia. Sábado, dia 9 de abril, às 11h, no Cinesystem do Villa Romana Shopping. Gratuito. 

Esta é a primeira edição das Sessões Animadas que será adaptada também para crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), uma parceria da Marte Cultural, idealizadora do projeto, com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Florianópolis (AMA).  Uma das características comuns entre as pessoas com TEA é a hipersensibilidade aos estímulos sensoriais. Por isso, a exibição terá o som em volume mais baixo, as luzes não ficam totalmente apagadas e as crianças são livres para correrem e se expressarem durante o filme.

— As famílias das crianças autistas já têm uma luta diária e uma vida corrida. Ter atividades de lazer torna esse processo mais leve. A sessão adaptada é importante justamente por causa disso, para que as famílias possam também relaxar e possam socializar. Para as outras crianças, esse convívio é interessante para que compreendam que as pessoas com TEA também fazem parte do mundo e não precisam e nem devem ficar à parte — diz Daniela Dias, vice-presidente da AMA. 

Além do volume e da luz, a sessão terá também uma equipe voluntária da AMA para prestar qualquer apoio. 

A mostra Sessões Animadas foi criada em 2015 pela Marte Cultural, de Florianópolis, com o propósito de democratizar a produção cinematográfica para crianças e estimular a cultura já na primeira infância.  O projeto promove exibições gratuitas, uma vez por mês, de filmes para curtir em família. Os filmes são selecionados sempre de acordo com a programação do cinema e são exibidos nas salas do Cinesystem, no Villa Romana Shopping, na Capital. 

Crianças e tecnologia

Ron Bugado conta a história de amizade entre um estudante tímido e desajeitado do ensino fundamental, Barney, e Ron, um robô inteligente que anda e fala. Quando Ron apresenta problemas de funcionamento, a dupla encara uma jornada emocionante e repleta de ação. Enquanto vivem diferentes aventuras, ensinam a crianças, jovens e adultos uma lição bonita sobre amizade.

O que chamou a atenção da crítica é o fato de a história apresentar personagens cativantes e muitos elementos com os quais crianças e jovens da contemporaneidade se identificam. O protagonista humano, por exemplo, tem dificuldade em fazer amigos enquanto na mesma escola existem crianças populares e já “influencers”. Ele acaba se conectando com um robô, que, afinal, o ajudará a enfrentar desafios sociais. 

Como participar

Os ingressos são gratuitos e distribuídos sempre com uma hora de antecedência ao início do filme. A distribuição é feita por ordem de chegada. Não são permitidas reservas. As vagas são limitadas.

As Sessões Animadas são totalmente patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Villa Romana Shopping. A coordenação geral é da Marte Cultural.

Agende-se 

Sessões Animadas: Ron Bugado

Edição adaptada para crianças com TEA

Quando: sábado, 9/4, às 11h

Onde: Cinesystem (Piso L3) do Villa Romana Shopping (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis)

Quanto: gratuito

Classificação: Livre

Animação, 1h47min 

Mais Informações: https://marte.art.br/sessoesanimadas/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img