15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Simpósio traz a Florianópolis pesquisadores e estudantes na área de Imunologia

spot_img

Simpósio traz a Florianópolis pesquisadores e estudantes na área de Imunologia

spot_imgspot_img

A UFSC promove nos dias 28 e 29 de maio o II Simpósio Sul de Imunologia. O evento será realizado no Hotel Quinta da Bica D’água, bairro Carvoeira, em Florianópolis, e vai tratar de temas como vacinas, inflamações, doenças infecciosas e interação entre microorganismos e o sistema imunológico humano.

A imunologia é o ramo da biologia e da medicina que estuda o sistema imunológico – aquele que se encarrega de defender o organismo contra bactérias, vírus e tumores, entre outros agentes promotores de doenças. “É importante o acontecimento de um evento regional que trate desse tema, que é tão amplo. A imunologia ainda não é muito estudada e pesquisada, nem mesmo em nossa universidade. É válido chamar atenção para o assunto e colocá-lo em evidência”, destaca Aguinaldo Pinto, professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC e um dos organizadores do simpósio.

O objetivo é o de promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades catarinenses com profissionais de outros centros de pesquisa, com o intuito de gerar novas idéias, estreitar colaborações e atrair mais recursos para a área em Santa Catarina, além de fortalecer os vínculos entre pesquisadores, profissionais, e alunos do estado interessados no tema.

Contando com a participação de pesquisadores da UFSC, USP, Unesc, Fiocruz, UFMG, UEL e PUCRS, o simpósio terá conferências e mesas-redondas nos períodos da manhã e da tarde. A abertura do evento está prevista para as 8h30min do dia 28. A programação pode ser consultada no site www.lia.ufsc.br/simposio2009

As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de maio através da página compras90.fapeu.ufsc.br/scripts/fapeu.pl/swfwfap135.Será cobrada uma taxa de R$ 30,00 por participante. São esperados aproximadamente 150 alunos (graduação ou pós) para as palestras e mesas-redondas. “São alunos dos cursos de Biologia, Farmácia e Medicina, principalmente. Mas acho que é interessante para toda a área da saúde”, destaca o professor Aguinaldo.

O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Santa Catarina (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do estado de Santa Catarina (Fapesc).

Mais informações pelo telefone (48) 3721-5206, com os professores Aguinaldo R. Pinto ou André Báfica, e-mail: simposio-imuno@ccb.ufsc.br

Por Tiago Pereira/Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img