27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Sindicato das escolas particulares comemora 60 anos

spot_img

Sindicato das escolas particulares comemora 60 anos

spot_imgspot_img

Uma das mais representativas e atuantes entidades de Santa Catarina comemora 60 anos nesta quinta-feira. Trata-se do SINEPE/SC, Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, criado em 1º de julho de 1961 por um grupo de oito estabelecimentos de ensino, em Florianópolis. Com abrangência estadual, atualmente representa cerca de 1300 unidades escolares, do ensino infantil ao ensino superior, onde trabalham aproximadamente 45 mil profissionais e atendem cerca de 500 mil alunos matriculados.

Ao fazer o registro da data, ressalta o presidente Marcelo Batista de Sousa, em nota hoje divulgada, que “as linhas traçadas pelo Sindicato nestes 60 anos, em seus conceitos norteadores do segmento privado da educação catarinense, têm inspirado propostas inovadoras que se cruzam com os ideais de educadores de todo o país. “

Segue a nota em sua íntegra:

“SINEPE/SC, 60 ANOS

Passava das 10 horas da manhã fria do inverno de 1º de julho de 1961 quando, no gabinete do padre diretor do Colégio Catarinense, em Florianópolis, reuniram-se os fundadores e integrantes da primeira Diretoria do SINEPE/SC…

Ao comemorar esta data, é com grande alegria e justificado entusiasmo que desejo agradecer a cada uma das nossas escolas afiliadas pela confiança e participação. Sim, estamos escrevendo juntos uma história que nos enche de orgulho.

As linhas traçadas pelo Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, nestes 60 anos, em seus conceitos norteadores do segmento privado da educação catarinense, têm inspirado propostas inovadoras que se cruzam com os ideais de educadores de todo o país.

Eficiência, qualidade, seriedade ética, conhecimento e novas tecnologias têm marcado a atuação do SINEPE/SC. A construção do sindicalismo educacional ativo implica no domínio dos novos códigos e linguagens, na incorporação das sofisticadas ferramentas do diálogo e da representação institucional. Esta tem sido a marca desta Casa.

Ao celebrar o 60º aniversário, neste 1 de julho, o SINEPE/SC reafirma os compromissos de defesa da liberdade de ensino, da liberdade dos pais escolherem o educandário que apresenta o melhor padrão de aprendizagem adequado ao orçamento familiar, e da economia livre do intervencionismo dos governos, bem como homenageia as instituições através de seus mantenedores, diretores, professores e demais profissionais que contribuem pela excelência do segmento privado catarinense face aos embates e desafios da sociedade brasileira.

Importante observar que esse notável patrimônio, representado pelos 60 anos desta trajetória, tem que ser permanentemente vigiado porquanto a liberdade de ensino e o livre exercício da educação à iniciativa privada não se faz sem riscos, ainda que a Constituição da República tenha assegurado a plena vigência das conquistas democráticas.

Muito obrigado!”

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img