21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Sindicato decide pela greve do transporte coletivo em Florianópolis

spot_img

Sindicato decide pela greve do transporte coletivo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Greve do transporte coletivo pode acontecer ainda esta semana
A propaganda nos meios de comunicação, em jornais e emissoras de TV, está servindo para enganar a população para a real situação calamitosa em que se encontra o transporte público na Grande Florianópolis. Quem disse que é um bom sistema de transporte?

Com o fim do prazo de concessão do sistema de transporte coletivo, é necessária a abertura de um novo processo de licitação. Ontem (5) o SINTRATURB (Sindicato dos Trabalhadores) decidiu em assembléia geral pela paralização do transporte coletivo na Grande Florianópolis. A greve que está sendo proposta pelo SINTRATURB (Sindicado dos Trabalhadores) é reflexo do descaso dos empresários do setor com seus funcionários.

Na semana passada, durante sessão na Câmara Municipal de Florianópolis, um desses empresários disse que seria necessário aos poucos demitir cobradores para baratear custos do sistema, além disso, defendeu o aumento do subsídio dado pela prefeitura às empresas. Uma das queixas do Sintraturb.

A grande questão é de que em outras capitais, mesmo com a implantação da bilhetagem eletrônica, não foi necessária a demissão de cobradores. No caso de São Paulo, por exemplo, muitos foram realocados para função de bilheteiros em postos de recargas de créditos dos cartões de transporte espalhado por toda cidade.

Há com certeza um problema sério e crônico na capital catarinense. Uma gestão profissional tornaria o sistema mais ágil e competente. Isto é necessário também no setor público, o que seria resolvido com a municipalização dos transportes.

Um dos equivocos do Sintraturb, foi a não informação da população dessa decisão, muitos vieram trabalhar hoje (6), sem saber ao certo se iriam voltar para casa, como de costume. Navamente a população ficará com problemas em seu retorno. No ste do sindicato, há uma informação de que iriam utilizar carros de som em bairros mais populosos da região informando desta decisão de entrarem em greve, mas observamos que isso não foi feito, pelo menos em São José.

NOTA: Um futuro problema que a sociedade catarinense deverá ficar atenta, o SINTRATURB passou a representar também os trabalhadores no transporte de passageiros de características rodoviárias, ou seja, funcionários de empresas como a Reunidas, Catarinense, Penha, Itapemirim, Paulotur, etc.

Por Paulo Luis Cordeiro

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img