20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Sobremesas também para diabéticos

spot_img

Sobremesas também para diabéticos

spot_imgspot_img

Receitas saborosas podem fazer parte do cardápio, mesmo sem a adição do açúcar. Isso é o que propõe a Churrascaria Ataliba, na Capital, que, para atender aos anseios dos clientes, incluiu no cardápio duas sobremesas especialmente para os diabéticos: um pudim de leite e uma torta de maracujá. Sem adição de açúcar, os quitutes não ficam devendo em nada às sobremesas cheias de glicose.

De acordo com o proprietário do Ataliba Florianópolis, Carlos Ataliba Petters, a diferença entre a sobremesa comum e a diet não é sequer notada pelo paladar. Apenas pela balança. “A iniciativa do restaurante surgiu depois da grande procura dos clientes diabéticos por sobremesas diet. Eles sentiram não só a necessidade, mas também o desejo de ter uma sobremesa destinada a eles”, acrescenta Ataliba.

De acordo com Ataliba, os clientes que realmente precisam privar-se do açúcar reclamavam de não ter opção na hora da sobremesa. “Quem procura as nossas sobremesas diet afirma que não agüenta só comer frutas ou gelatinas após a refeição”, diz, lembrando que a ajuda do fornecedor no ensino do preparo das receitas, tornou o trabalho mais fácil de ser colocado em prática.

A Churrascaria Ataliba fica na Avenida Beira Mar Norte, nº. 5050, na Agronômica, próximo à sede da Polícia Federal, em Florianópolis. Telefone para informações e reservas (48) 3333 0990, ou acesse o site www.ataliba.com.br

Curiosidade:

Qual a diferença entre o diet e o light?

A primeira diferença entre os alimentos diet e light está na quantidade de nutrientes. Enquanto que o diet precisa ser isento de açúcar, o light deve apresentar uma diminição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para diabéticos, celíacos, fenilcetonúricos ou pessoas com colesterol elevado. Se o alimento light apresentar eliminação do açúcar, poderá ser consumido pelos diabéticos. Além disso, a quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Freqüentemente as pessoas se confundem e pensam que podem ingerir o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light, mas dificilmente há a redução de 50% das calorias nesses alimentos.

Pudim de Leite – Chef Carlos Ientz

Ingredientes:

-2 e 1/2 xícaras (chá) de leite CONDESSADO DIET(270ml):

-2 xícara (chá) de leite em desnatado (75g):

–4 ovos inteiros (180g):

-1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml):

Calda

2 colher de frutose desmanchada na forma

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em forma para pudim, untada com margarina, e por cima coloque papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por 40 minutos. Retire o papel e deixe mais 5 minutos. Depois de frio leve à geladeira.

Torta de Maracujá Diet

Chef Carlos Ientz

Massa

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de margarina diet

3 colheres de açúcar diet

4 ovos só a gema

1 colher de fermento em pó

Modo de fazer

Peneire todos os ingredientes secos e misture um a um. Acrescente as gemas e misture mais um pouco. Por fim, acrescente a margarina e misture até formar uma massa homogênea.

Forre o fundo de uma forma redonda cujo fundo seja removível e leve ao forno para dourar. Reserve.

Recheio

1 xícara de suco de maracujá

1 xícara de leite diet

1 ½ colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor dissolvida em meio copo de água quente

200 ml de creme de leite

Modo de Fazer

Bata tudo no liquidificador por 5 minutos e coloque na forma com a massa pré-assada e leve para gelar.

Cobertura

1 xícara (chá) de polpa de maracujá

1/4 xícara (chá) de água

3 colheres (sopa) de adoçante

Modo de fazer

Misture os ingredientes, coloque delicadamente por cima da torta e leve à geladeira. Desinforme depois de frio.

Rendimento: 15 fatias

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img