23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Sociedade Catarinense de Oftalmologia realiza evento para prevenção e diagnóstico precoce do Diabetes em Florianópolis

spot_img

Sociedade Catarinense de Oftalmologia realiza evento para prevenção e diagnóstico precoce do Diabetes em Florianópolis

spot_imgspot_img

“Unidos pelo Diabetes – Florianópolis” acontecerá no sábado, 06/11, no SESC da Prainha, das 9h às 15h. Serão oferecidos exames e orientações a pacientes diagnosticados com a doença, que atinge 16,8 milhões de brasileiros adultos


O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país possui 16,8 milhões de doentes adultos e a estimativa até 2030 é que o número de doentes chegue a 21,5 milhões – praticamente uma epidemia. Para conscientizar a população e a comunidade médica sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a Sociedade Catarinense de Oftalmologia realiza, no dia 6 de novembro, o evento “Unidos Pelo Diabetes – Florianópolis”. A ação ocorre em várias cidades brasileiras durante o mês e marca o Dia Internacional do Diabético, comemorado no dia 14 de novembro.

O evento acontecerá na quadra poliesportiva do SESC da Prainha, em Florianópolis, das 9h às 15h, e será aberto para toda a população com diagnóstico de diabetes. Conforme o vice-presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia e coordenador do evento, João Lobo, a estimativa é atender até 500 pessoas, principalmente de áreas carentes.

Serão oferecidos, no dia, exames de medidas de peso, altura e IMC (índice de massa corpórea), pressão arterial sistêmica, avaliação dos pés, avaliação dos olhos pelo exame do fundo de olho para diagnóstico de retinopatia diabética, além de orientações nutricionais e relacionadas aos diagnósticos e tratamentos.

O oftalmologista ressalta que o monitoramento da doença, através de exames e hábitos saudáveis, é importante para evitar possíveis complicações causadas pelo diabetes, “como cegueira, acometimento cardiovascular, insuficiência renal, alterações neurológicas, perda de dentes e amputação de membros”, destaca Lobo.

Com o slogan: “O diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade”, o evento conta com o auxílio de uma rede de 100 voluntários, entre médicos de diferentes especialidades (endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, oftalmologistas), podologistas, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos.

A ação tem o apoio do SESC, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis, Faculdade Anhanguera, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

O evento seguirá as normas da vigilância sanitária para prevenção da Covid-19, uso de máscaras e distanciamento social. Para isso foi elaborado um fluxo de acolhimento aos pacientes que contempla nove estações de atendimento.

TRANSMISSÃO AO VIVO

O YouTube da Sociedade Catarinense de Oftalmologia terá transmissão ao vivo, em formato de entrevistas com profissionais de diferentes áreas e depoimentos de pacientes para ampliar a divulgação do evento, bem como orientações à população e aos profissionais da saúde sobre a importância do atendimento precoce e cuidados do paciente diabético.

SERVIÇO:

O QUE: Campanha UNIDOS PELO DIABETES – FLORIANÓPOLIS, “O diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade”

QUANDO: Sábado, 6 de novembro de 2021, das 9h às 15hLOCAL: SESC da Prainha, Florianópolis (Tv. Syriaco Atherino nº 100, Centro)

Foto: Um dos serviços oferecidos será o exame de fundo de olho realizado com retinógrafo portátil, tecnologia utilizada pela telemedicina. (Divulgação/SCO)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img