spot_imgspot_img
Florianópolis, 7 dezembro 2024
spot_imgspot_img

StartSe lança movimento para formar 1 milhão de pessoas em IA

Inteligência Artificial - AIStartSe lança movimento para formar 1 milhão de pessoas em IA
spot_img

ACATE é premiada como Hub de Tecnologia do Ano no Startup Awards 2024

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) acaba de conquistar,...

Festival Viva o Norte da Ilha movimenta a economia local e celebra sucesso na 5ª edição

Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o Festival...

CRM Zummit cresce em 2024 e se consolida como palco de inovação em vendas no Brasil

Evento triplica público e confirma trilhas voltadas para marketing...
spot_img

Compartilhe

Movimento IA Brasil quer disseminar conhecimento e senso crítico tecnológico no Brasil com foco na formação profissional

São Paulo, novembro de 2024 – A partir da necessidade de desenvolver o conhecimento em Inteligência Artificial, a StartSe lança o Movimento IA Brasil. O programa englobará diversas iniciativas e parcerias para potencializar conhecimentos de tecnologia entre trabalhadores e empresas, oferecendo um curso gratuito com o objetivo de formar 1 milhão de brasileiros, acelerando a conscientização, o letramento e o senso crítico do país em relação à IA. Algumas organizações já colaboram com o projeto, como IBM, Junior Achievement, CIEE Rio Grande do Sul e Patrus Transportes.

Um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) intitulado “Trabalho ampliado para um mundo automatizado e impulsionado pela IA”, aponta que 40% da força de trabalho global precisará se reciclar como resultado da implementação de IA e automação nos próximos três anos, revelando que a lacuna global de competências já é uma realidade. De acordo com o Banco Mundial, há 3,4 bilhões de pessoas na força de trabalho global ativas, o que significa que aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas provavelmente precisarão de requalificação profissional em curto prazo.

“Estamos diante de uma transformação tecnológica brutal, que vai remodelar a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. Essa é a ferramenta de mudança social mais poderosa que já vimos até hoje. A demanda por profissionais capacitados vai crescer exponencialmente, e o Brasil pode se destacar nesse cenário”, afirma Junior Borneli, CEO da StartSe. “Depois, queremos entrar no rol, atualmente pequeno, de países com 1% da população já formada em Inteligência Artificial. É um processo que envolve todas as pontas, de trabalhadores a lideranças de empresas de todos os portes”, complementa.

De acordo com Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social Corporativa da IBM América Latina, o Movimento IA Brasil se alinha ao compromisso global da IBM de formar 30 milhões de pessoas em novas habilidades ligadas à tecnologia, de forma gratuita, até 2030. “Acreditamos que a colaboração entre as empresas e organizações para tornar a educação mais acessível é fundamental para promover uma sociedade mais preparada e com mais oportunidades para os próximos avanços tecnológicos. Por meio do IBM SkillsBuild e do nosso trabalho com a StartSe, ajudaremos alunos e trabalhadores a prosperar à medida que o mercado de trabalho evolui”.

O curso IA para Todos será disponibilizado de forma online e totalmente gratuita, com linguagem acessível e modelo de ensino inédito para facilitar o entendimento de pessoas com qualquer formação ou idade. Dividido em módulos, a trilha de aprendizado reúne introdução ao assunto, fundamentos de IA, exemplos práticos e, ao final, construção de soluções de IA, além da troca de experiência com especialistas.

Borneli ressalta ainda que, além da capacitação profissional, o Movimento IA Brasil pretende levar discussões significativas para a sociedade, implementando uma cultura de inovação e evolução democrática. “Quanto mais pessoas e companhias se unirem no Movimento, mais à frente poderemos posicionar o Brasil e seu potencial intelectual nessa dobra tecnológica”, finaliza o CEO.

“A inteligência artificial é mais do que uma tendência: é uma realidade que redefine carreiras e cria novas profissões. Movimentos que democratizam o acesso à IA e promovem o uso consciente dessas ferramentas desempenham um papel crucial na preparação dessa geração para os desafios e oportunidades do futuro”, afirma Jessica Rangel, diretora de Produtos da Junior Achievement Brasil.