16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Teatro da UFSC recebe “Uma lady Macbeth”

spot_img

Teatro da UFSC recebe “Uma lady Macbeth”

spot_imgspot_img

O Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, recebe “Uma lady Macbeth”, espetáculo solo a partir da obra Macbeth de W. Shakespeare. Dias 15, 16 e 17 de outubro, de sexta a domingo, às 20 horas.

Os ingressos são gratuitos, e quem quiser garanti-los poderá retirá-los com antecedência na Secretaria do DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14h às 18 horas. Ou tentar direto na hora do espetáculo, se houver vaga.

Uma lady Macbeth é um espetáculo solo, inspirado no modelo de ‘aula espetáculo’, criado a partir da tragédia Macbeth de William Shakespeare. O desenrolar desta aula-espetáculo procura aproximar o espectador da trama, através da aparição de seus principais personagens: Macbeth e Lady Macbeth, compartilhando e assumindo a dificuldade de contar esta história tão rica de detalhes e acontecimentos extraordinários.

Com concepção e atuação de Heloise Baurich Vidor, a idéia central é partir de uma aula em que surgem contrapontos aqui e ali oriundos do texto de Shakespeare. Um modo de abordar a obra através dos vários olhares simultâneos e das várias vozes que a compõem. A atriz conta que todo o espetáculo é como um jogo no qual ela apresenta as questões centrais da peça e também encena o que ela chama de “cenas-chave”.

Tratando-se de uma aula no presente, a cenografia, os figurinos e a ambientação refletem essa condição, e não aquela da ficção proposta pela fábula da peça, embora trajes e objetos de época sejam mobilizados, aqui e ali, quando necessários ou adequados.

O espetáculo é dirigido pelo crítico e professor de teatro Edélcio Mostaço. Este espetáculo dá continuidade à parceria entre Heloise Baurich Vidor e Edélcio Mostaço, iniciada no espetáculo A Filha do Teatro, apresentado em 2009 em Florianópolis, no qual atriz e diretor trabalharam juntos.

Na equipe de criação, a atriz e pesquisadora Cláudia Sachs faz a direção de ator, Bárbara Biscaro, a preparação vocal, Renata Swoboda, a trilha sonora, Fernando Mares, o cenário e Daniel Olivetto é o responsável pela iluminação. O projeto de montagem do espetáculo contou com o patrocínio da Udesc, através do Edital de Cultura 2010 e a produção é da Harmônica Arte e Entretenimento.

Currículo da atriz

Heloise Baurich Vidor é atriz e professora de teatro formada pela Escola De Comunicações e Artes da USP (1994) e Sala Beckett de Barcelona / Espanha (1995). É mestre em Educação e Cultura pela UDESC (2002) e mestre em Teatro pela mesma Universidade (2008). Trabalhou com importantes diretores da cena contemporânea como Cacá Carvalho, Wolf Maya, Johanna Albuquerque, Marcelo Lazzaratto, André Carreira, Edélcio Mostaço.

Atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, na área de Pedagogia do Teatro. Seus principais trabalhos como atriz, no teatro, são: A Filha do Teatro de Luis Reis. Direção: Edélcio Mostaço / Florianópolis; A Casa Tomada – de Júlio Cortaza, Adaptação Silvana Garcia. Direção: André Carreira. Florianópolis; Líquido Tátil – de Daniel Veronese. Direção: André Carreira/ Florianópolis; Woyzeck – de Georg Buechner. Direção: Alexandre Stockler./ São Paulo; Astiânax – adaptação do texto “As Troianas”, de Eurípides. Direção: Eduardo Bonito / São Paulo; A Serpente – de Nelson Rodrigues. Direção: Johana Albuquerque /São Paulo; Oração – de Fernando Arrabal. Direção: Marcelo Lazzarato / São Paulo; Vazio – adaptação da obra de Ryonozuke Akutagawa. Direção: Cacá Carvalho / São Paulo; Sauna – de Nell Dunn. Direção: Wolf Maia./São Paulo; O Amante – de Harold Pinter. Direção: Roberto Marcondes./ São Paulo.

Currículo do diretor
Edelcio Mostaço. Teórico, crítico, ensaísta e diretor paulista. Estuda e analisa o teatro brasileiro, marcando presença no panorama crítico das artes cênicas da década de 1980. Atua também como dramaturgista e professor. Formado em direção teatral e crítica pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, inicia, em 1980, as atividades de pesquisador e de crítico. De 1981 a 1989 escreve para a revista Veja e depois para a IstoÉ. No jornal Folha de S.Paulo, Em 1982, publica Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião, visão do teatro a partir do movimento político das esquerdas no Brasil nas décadas de 60 e 70.

Participa como membro do júri de várias premiações e festivais, tais como o Troféu Mambembe; do Concurso de Monografias do SNT; do Prêmio Molière, do Prêmio Governador do Estado de São Paulo; Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto; Festival de Teatro de Recife, entre outros.

Integra, como dramaturgista, a equipe de A Falecida, de Nelson Rodrigues, 1994, e Mary Stuart, baseado no texto de Schiller, 1997, ambos com direção de Gabriel Villela; Péricles, Príncipe de Tiro, de William Shakespeare, 1995, encenação de Ulysses Cruz, e À Margem da Vida, de Tennessee Williams, 1998, dirigido por Beth Lopes.
Em 2002, obtém seu doutorado pela ECA/USP e transfere-se para Florianópolis, onde passa a lecionar nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

“Bodas de Cena – UFSC 50 Anos”

A apresentação deste espetáculo integra a temporada comemorativa “Bodas de Cena – UFSC 50 Anos”, que o Teatro da UFSC está realizando neste ano. O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura de Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral solo “Uma lady Macbeth”, a partir da obra Macbeth de W. Shakespeare.
QUANDO: Dias 15, 16 e 17 de outubro de 2010, de sexta-feira a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito. Ingressos antecipados podem ser retirados na Secretaria do DAC / Teatro da UFSC, dias 14 e 15/10, das 14h às 18 horas ou na hora do espetáculo.
CONTATO: Produtor: Heitor Lins – Produtor Executivo / Harmônica Arte e Entretenimento: (48) 3209-3818 – www.harmonica.art.br.
CONTATO: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 ou 3721-9447 -dac@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img