19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Temperatura elevada para o inverno deve durar até 4 de julho em SC

spot_img

Temperatura elevada para o inverno deve durar até 4 de julho em SC

spot_imgspot_img

Depois de outono marcado por frio intenso e persistente, o inverno registra temperaturas elevadas para a estação em Santa Catarina. A terça-feira começa com fortes nevoeiros, que vão se dissipando e dando lugar ao sol em todas as regiões. Segundo a Epagri/Ciram, até o dia 4 de julho, a previsão é de tempo estável e seco com temperatura elevada para época do ano, especialmente durante as tardes, com máximas variando de 24°C a 28°C, sobretudo no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Confira no site da Epagri/Ciram a previsão detalhada em todas as regiões de SC.

A explicação é um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico, que mudou o padrão de escoamento do vento na atmosfera, mantendo a mesma condição de tempo em uma determinada região no período de atuação. Este bloqueio vai desviar as frentes frias para o oceano na altura do Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul.

Os bloqueios são comuns no outono e inverno e é por causa deles que ocorre o veranico, bem conhecido dos catarinenses.

Nevoeiros

A condição atmosférica é extremamente favorável para a ocorrência de nevoeiros entre a noite e amanhecer nas áreas de vales e planícies de Santa Catarina. A visibilidade horizontal fica reduzida (menos de 1 km), dificultando o tráfego em rodovias e atividades portuárias e aéreas.

O predomínio de pouca nebulosidade contribui para que a superfície da terra perca calor rapidamente durante a noite, ficando bem resfriada na madrugada. Na ausência de ventos, o ar úmido (vapor d’água) próximo ao solo, em contato com essa superfície resfriada, condensa, formando pequenas gotículas de água que originam o nevoeiro. Na figura abaixo, a imagem de satélite indica a presença de nevoeiro em SC (áreas em azul), nesta terça-feira, às 6h.

Com o aquecimento solar, os nevoeiros se dissipam, em geral até o final da manhã, e o sol predomina durante o dia.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img