18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Testes para Covid-19 em amostras de saliva estão disponíveis em Santa Catarina

spot_img

Testes para Covid-19 em amostras de saliva estão disponíveis em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Entre os diferentes tipos de testes clínicos para detectar a presença do novo coronavírus (Covid-19) no organismo, o teste molecular ‘PCR em saliva’ está disponível em Santa Catarina. O PCR em saliva reduz o desconforto na hora da coleta do exame e apresenta resultado em até três dias úteis.

O PCR em saliva e outros testes clínicos aprovados pelas autoridades sanitárias são ferramentas essenciais para o diagnóstico seguro dos pacientes e para a redução do número de casos de Covid-19. Mesmo com a vacinação já acontecendo no Brasil, o país vive uma preocupante elevação no número de casos e de óbitos decorrentes dessa doença. A detecção precoce de pacientes com o vírus é fundamental para isolamento e tratamento do doente, evitando assim a propagação do coronavírus.

Para realizar o PCR em saliva é utilizada a mesma técnica do RT-PCR tradicional. “O RT-PCR é considerado o padrão ouro para detecção do vírus. Tendo em vista que a coleta pela via nasal traz certo desconforto e pode ser um problema em alguns públicos, como crianças, a realização do exame em saliva torna-se uma alternativa que colocamos à disposição do médico no cuidado com seus pacientes”, explica o gestor regional do Sabin em Florianópolis, Marcos Albuquerque.

A saliva é estudada como material para diagnóstico há mais de 40 anos devido à facilidade de colher esse fluido e também pela quantidade de informações capazes de serem armazenadas na secreção. Por conta do procedimento simples e não invasivo de coleta, além do fácil armazenamento, o setor de medicina diagnóstica, a exemplo do Sabin, investiu na produção deste tipo de testes para o novo coronavírus.

O momento ideal para a coleta é entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. “Pessoas que estiveram expostas a doentes comprovadamente com infecção pelo coronavírus devem aguardar pelo menos cinco dias após a data de contato com um possível infectado para realizar o exame”, explica o gestor. Também não é necessário nenhum tipo de jejum ou preparo especial.

Nas cidades de Santa Catarina onde o Sabin atua, o resultado é liberado em até três dias úteis e pode ser coletado nas unidades de Covid-19 ou pela atendimento móvel, por meio do convênio médico (mediante pedido médico com solicitação de coleta salivar) ou na modalidade particular. Para realizar o exame em casa é necessário agendamento prévio no site.

Outros exames

Além do PCR Saliva, o Sabin possui em seu portfólio outros testes para detectar a covid-19: RT PCR, teste de antígeno e teste PCR rápido. Para saber mais acesse https://marketing.sabin.com.br/coronavirus

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img