20.8 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Trabalhadores protestam contra a nova política de operação da Eletrosul

spot_img

Trabalhadores protestam contra a nova política de operação da Eletrosul

spot_imgspot_img

Trabalhadores protestaram na manhã desta terça-feira, 10, em frente à Eletrosul, no bairro Pantanal, contra a nova política de operação da empresa, que decidiu informatizar o controle de usinas e subestações de energia. As informações são da rádio CBN/Diário.

Na noite de segunda-feira, 9, a Eletrosul e a Eletrobras foram notificadas pelo Ministério Público do Trabalho a interromper o processo de aplicação da nova política até que seja feita uma negociação com os sindicatos dos trabalhadores. As empresas têm 30 dias para se justificarem.

O chamado telecontrole de unidades elétricas – tecnologia desenvolvida no centro de pesquisa da Eletrobras – permite que, de um centro regional se faça o controle do abastecimento de energia remotamente, por meio de computadores.

O abastecimento da Grande Florianópolis – Biguaçu, Palhoça e Capital – começaria a ser controlado de uma central em Blumenau – que, além da própria cidade onde está instalada, controla ainda Itajaí – a partir da quarta-feira, 11, com apenas três funcionários.

Segundo a Eletrosul, a nova política de operação da empresa vem sendo implantada desde 1997, processo que a cada dois anos é reavaliado, o que permite aprimoramentos, e que ninguém foi demitido por causa da informatização. Eventualmente, foram realizados apenas remanejamentos de acordo com a formação e a especialização dos funcionários.

A Eletrosul considera ainda que a nova política e a implantação da tecnologia de telecontrole desoneram os trabalhadores de ter que trabalhar a noite inteira, por exemplo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img