16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Tradição cultural de Florianópolis é destaque em Brasília

spot_img

Tradição cultural de Florianópolis é destaque em Brasília

spot_imgspot_img

Até domingo, artesãs do Casarão das Rendeiras participam do Mercado Brasil de Rendas e Bordados

Rendeiras de Florianópolis representam o município no Mercado Brasil de Rendas e Bordados, que começou nesta quinta-feira (7/03), em Brasília. Até domingo, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional, o encontro reúne artesãos de 15 comunidades situadas nas regiões Sul e Nordeste do país, atendidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), do Ministério da Cultura. A participação da capital catarinense no evento tem a parceria da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Na solenidade de abertura, o Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva, ressaltou a importância da iniciativa. “Acho que poucas coisas a gente pode dizer que são tão genuínas nesse país quanto o trabalho das rendeiras. Brasília hoje é um espelho para que essa criação seja mais conhecida”, afirmou. Pereira da Silva, que é poeta, encerrou a fala recitando versos do poema Trama, escrito por ele para homenagear a arte de fazer renda.

Para a diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Cláudia Ferreira, o encontro é um desafio porque insiste em respeitar métodos de criação. “Esperamos que a modernidade não seja apenas mostrar o novo, mas a construção do que a gente tem de mais valor e significado”, observou.

A presidente da Associação Cultural dos Amigos do Museu de Folclore Edson Carneiro (Acamufec), Lígia Segalo, destacou a importância de que as artes tradicionais adentrem as escolas e sejam reconhecidas porque isso coloca em evidência a diversidade cultural. “Esse projeto torna visível o que se faz, o que se pensa, e o que se guarda para transmitir”, ressaltou.

“Para as rendeiras de Florianópolis essa é uma oportunidade ímpar de ter contato com outras formas de fazer a renda. Esse intercâmbio vai permitir que elas adquiram mais conhecimento e que encontrem alternativas para agregar valor ao material produzido”, comentou Roseli Pereira, superintendente adjunta da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Diversidade

O Mercado Brasil de Rendas e Bordados é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Promoart+Cultura. O evento conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional.

Além de exposição, com a venda de produtos revertida para as comunidades envolvidas, haverá também mostra de documentários e demonstrações do fazer artesanal de cada polo produtor. O encontro visa revelar a diversidade do artesanato brasileiro e divulgar as diferentes técnicas de produção existentes, fomentando o intercâmbio cultural entre rendeiras e bordadeiras dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

Tradição cultural

O Promoart é realizado em nível nacional pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o MinC, contando com parceria institucional do BNDES e gestão conceitual e metodológica do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular/Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN.

Em Florianópolis, o programa tem como parceiros a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), que administra o Casarão das Rendeiras para preservação dessa tradição cultural. O Centro de Referência da Renda de Bilro abriga exposição de produtos de referência cultural e oficinas permanentes para repasse de saberes tradicionais. Conta ainda com biblioteca de referência, centro museográfico, com acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais e loja de produtos confeccionados pelas rendeiras de Florianópolis.

Serviço:

O Quê: Mercado Brasil de Rendas e Bordados

Quando: 7 a 10 de abril de 2011, das 11h às 21h

Onde: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional

Quanto: entrada franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img