15.5 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Trato Pela Lagoa promove Mostra de Cinema Ambiental neste fim de semana

Trato Pela Lagoa promove Mostra de Cinema Ambiental neste fim de semana

spot_imgspot_img

Evento cultural aberto ao público está marcado para os dias de 11 e 12 de junho, às 18h, na Praça Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa, e apresentará programação especial de filmes com temática ambiental

CARD_mostra.png

O Trato Pela Lagoa promoverá no próximo sábado (11) e domingo (12), a partir das 18h, a Mostra de Cinema Ambiental, com a exibição de uma curadoria especial de filmes, curtas, entre documentários e infantis, tratando de questões relacionadas ao meio ambiente e com foco na Ilha de Santa Catarina. O evento cultural, aberto ao público em geral e à comunidade da Lagoa da Conceição, será realizado na Praça Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa.

A primeira edição da Mostra de Cinema Ambiental integra as atividades de produção cultural, educação ambiental e mobilização social idealizadas pela engenheira sanitarista Sara Borém, do Trato Pela Lagoa, e realizadas pelo programa ambiental da Casan.

A programação completa da Mostra de Cinema Ambiental, com sinopse de cada filme, será divulgada nas redes sociais do Trato (@tratopelalagoa) – siga e acompanhe a página para mais informações. 

No sábado (11), serão exibidos O ser curioso, de Júlia Machado, Aurora, de Radhi Meron, os episódios 1 e 4 da série A voz do Rio Vermelho, do Instituto Aprender Ecologia, e o episódio 1 da série Rendas ao vento, de Daniel Rodriguez. No domingo (12), serão exibidos A pandorga e o peixe, de Kátia Klock e Ivan De Sá, A paixão do Rio APA, de Sarah Pusch, e o episódio 3 de Rendas ao vento, além de uma re-exibição de Aurora.

“Realizar essa mostra em praça pública nos dá a chance de refletirmos juntos, como comunidade, questões tão caras ao cidadão florianopolitano”, afirma a engenheira sanitarista e produtora cultural Sara Borém. “Deixamos um pouco de lado nossos perfis de redes sociais e nos encontramos lado a lado para juntos cuidarmos da nossa cidade e do nosso bairro”.

Para a realização da Mostra, o Trato Pela Lagoa contará com a presença da Expancine, van de cinema itinerante que possui equipamento de projeção movido a energia solar, que estará exibindo os filmes em uma tela acoplada ao veículo. A Mostra de Cinema Infantil e a Casa das Máquinas (pela Fundação Franklin Cascaes) apoiaram a produção do evento.

Produção cultural na Lagoa –  Antecipando a Mostra de Cinema Ambiental deste próximo fim de semana, o Trato Pela Lagoa realizou, em meados de maio, uma edição do projeto Cine Escola, com exibição de curtas-metragens infantis para todas as turmas da escola municipal João Francisco Garcez, do Canto da Lagoa.

Tanto o Cine Escola quanto a Mostra fazem parte de uma série de ações de mobilização social que o programa vem desenvolvendo com o objetivo de, em complemento às inspeções realizadas pelo Trato em milhares de imóveis da Lagoa, sensibilizar a comunidade para problemas ligados ao saneamento básico e à destinação correta do esgoto.

Desde os primeiros meses de atuação, em fevereiro de 2021, o programa realizou diversas ações de rua, com distribuição de materiais informativos, brindes e mudas de plantas, em contato estreito com a população. A partir de 2022, foram feitas, em diferentes pontos do bairro, intervenções de arte urbana assinadas por artistas de Florianópolis, incluindo a produção de um mural, o grafite de duas estações elevatórias e a Galeria de Arte Pluvial – uma série de bocas de lobo pintadas na Praça Bento Silvério, no Centrinho.

A Mostra de Cinema Ambiental vem para coroar e oferecer um fechamento especial à comunidade após quase dezoito meses de trabalho diário pela Lagoa da Conceição.

“Através da arte e da cultura é possível atravessar cada cidadão que passa pelo bairro,  a arte convida cada pessoa a refletir sobre sua participação no contexto em que está inserido. Desse modo, as ações do Trato Pela Lagoa se perpetuam para além da duração do programa e apontam para uma conscientização ambiental mais abrangente”, diz a produtora cultural Sara Borém, idealizadora das ações de mobilização social do Trato Pela Lagoa.

O programa – O Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. 

Realizado pela CASAN, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução é da Tec Civil Construções.  

O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img