18.3 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Turnê “Eu Milongueiro” traz composições autorais de Rafael Puerta em quatro shows gratuitos

spot_img

Turnê “Eu Milongueiro” traz composições autorais de Rafael Puerta em quatro shows gratuitos

spot_imgspot_img

O violonista, cantor e compositor Rafael Puerta apresenta seu trabalho autoral “Eu Milongueiro” em quatro cidades catarinenses. Com um repertório que inclui composições como “Faca” e “Quisera Eu”, que figuram em listas de melhores da música brasileira, o primeiro show acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro do Grupo Armação (Praça XV de Novembro, 344), em Florianópolis. 

Em seguida, a turnê segue por Laguna, dia 15, às 20h, no Cine Teatro Mussi; Itajaí, dia 16, às 20h, no Mercado Público; e Lages, dia 17, às 21h, na Pousada Rural Sesc. Todos os shows são gratuitos, com acessibilidade em libras e, ao final de cada um deles, Rafael Puerta faz um bate-papo de até 30 minutos sobre milonga e composição, aberto para perguntas do público. Em Itajaí haverá arrecadação de ração animal, água,  roupas, alimentos de fácil preparo e não perecíveis para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O álbum solo “Eu Milongueiro”, lançado em 2022, tem como raiz a milonga, ritmo rio-platense muito presente na região do Cone-Sul, também conhecido por seu lirismo e simplicidade. No formato voz e violão, o show traz músicas que remetem a uma “estética do frio”, baseadas e inspiradas na geografia da região da Serra Catarinense, de onde vem o compositor. Os temas falam de natureza, da infância, do cavalo, da montanha e da ancestralidade do autor.

“As composições revelam uma linguagem filosófica, interiorana e regionalista”, define Rafael Puerta. A obra tem a marca de sua personalidade enquanto jovem poeta influenciado pela realidade contemporânea e pelos sentimentos que povoam uma mente inquieta, sempre em busca da expressão através da arte. “Procuro unir minha ancestralidade à experiência com o novo, por meio de uma linguagem poético-musical minimalista, caracterizada por melodias e harmonias simples e poemas líricos”, completa.

Rafael Puerta também integra o trio Rédea Solta, com o qual lançou os álbuns “Frutificando” e “Efrata”, ambos presentes em listas de melhores álbuns da música brasileira. O primeiro foi eleito o melhor álbum de música catarinense em 2015, além de ganhar uma pré-indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Seu trabalho é reconhecido em importantes festivais de música nativista, como a Sapecada da Canção Nativa – considerado um dos maiores da América Latina – que ocorre durante a Festa Nacional do Pinhão em Lages/SC.

O autor já teve composições gravadas, bem como parcerias de palco e de estúdio, com nomes como Luiz Carlos Borges, Neto Fagundes, Rock de Galpão, Luiz Meira, Alegre Corrêa, Françöis Muleka, Pirisca Grecco, Ricardo Bergha, Joana Castanheira, Roger Corrêa e Iva Giracca. Ainda participou do primeiro reality show de Santa Catarina, o Canta Mais, de programas como Galpão Crioulo e Cantos do Sul da Terra.

A turnê “Eu Milongueiro” é um projeto selecionado pelo Edital de Chamamento Público Nº 37/2023 – Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 , por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.

Eu Milongueiro

Sou milongueiro, cantador

Compositor das lembranças 

Dos caminhos e andanças 

Que me fizeram sonhador.

Sou milongueiro, cantador

Da esperança, da união 

Do poema, da canção 

Do sul, da vida, do tempo

E largo milongas ao vento

Como quem planta no chão.

SERVIÇO:

Turnê “Eu Milongueiro”

Entrada Gratuita

Florianópolis

10/05 – 20h

Teatro do Grupo Armação – Praça XV de Novembro, 344 – Centro.

Laguna

15/05 – 20h

Cine Teatro Mussi – Av. Eng. Colombo Machado Sálles, SN – Centro.

Itajaí

16/05 – 20h

Mercado Público – R. Félix Busso Asseburg, 25 – Centro.

Lages

17/05 – 21h

Pousada Rural Sesc Lages – Rodovia SC 114, km 219, s/n – Rincão Comprido.

Crédito da foto: Tóia Oliveira

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img