23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Udesc apresenta palestra sobre arte, ciência e tecnologia nesta segunda-feira

spot_img

Udesc apresenta palestra sobre arte, ciência e tecnologia nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresenta nesta segunda-feira,13, uma palestra sobre arte, ciencia e tecnologia. Os artistas Christa Sommerer e Laurent Mignonneau abordarão conceito de Artificial Life apresentando seus trabalhos que através de algoritimos genéticos simulam organismos vivos. O evento é gratuito e tem início às 13h30, no Centro de Artes da Udesc.

Reconhecidos faz décadas por suas obras pioneiras e por atuarem nos melhores laboratórios de arte e tecnologia na Europa e na Ásia, os artistas apresentarão as instalações que contam com a interação do público. De acordo com a organização do evento, conforme a interação dos visitantes os organismos “vivos” se nutrem, multiplicam-se e morrem, em tempo real.

Sommerer, austríaca, e Mignonneau, francês – ambos radicados na Áustria – trabalham no campo das instalações interativas. Professores da Universidade de Artes e Design de Linz, Áustria, instituição na qual chefiam o departamento de Interface e Cultura do Instituto de Media, já trabalharam na Academia Internacional de Media, Artes e Ciências em Gifu, no Japão. Além disso, foram pesquisadores e Diretores Artísticos do Laboratório de Pesquisa de Integração de Media e Comunicação, ATR, também no Japão.

A dupla mistura seus conhecimentos de biologia, botânica, arte contemporânea e vídeo arte para compor trabalhos que geram uma reflexão acerca do que é a vida artificial. Trabalhando juntos desde 1992, Christa e Laurent trazem inovações na área de instalações computacionais interativas. Foram considerados importantes pelo desenvolvimento de interfaces naturais e intuitivas e pela aplicação de princípios científicos como Vida Artificial, sistemas generativos e complexos em seus projetos de design de interfaces.

O reconhecimento dos artistas vem dos diversos trabalhos já exibidos em mais de 150 instituições internacionais e dos inúmeros prêmios conquistados. Entre eles, o mais recente foi o World Technology Award, em Londres, no ano de 2001. Conheça mais sobre o trabalho dos artistas:http://www.interface.ufg.ac.at/christa-laurent/

O evento é coordenado pela professora do Programa de Pós-graduaçãoem Artes Visuais(PPGAV) da Udesc, Yara Guasque, e promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Media Lab, a Udesc por meio do PPGAV, Grupo de Pesquisa Telepresençaem Ambientes Imersivos, Participativos e Interativos (GPTaipi) e Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais (LAVAIPE).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img