18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Udesc e agência norte-americana irão firmar convênio na área de Gestão de Riscos e Desastres

spot_img

Udesc e agência norte-americana irão firmar convênio na área de Gestão de Riscos e Desastres

spot_imgspot_img

Um acordo de cooperação na área de Gestão de Riscos e Desastres irá ser firmado, ainda neste ano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina

(Udesc) e o Escritório Norte Americano de Assistência a Desastres na América Latina e Caribe (OFDA). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), após reunião entre o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade
(Proex) da universidade, Paulino Cardoso, com representantes da agência norte-americana.

A parceria começou em 2008, quando a universidade criou com auxílio da OFDA , o Grupo de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos de Desastres (Gceped), mas agora ela será oficializada e ampliada. “Vamos consolidar o nome da Udesc como parceira dos governos na área de políticas públicas, em especial, na Gestão de Riscos e Desastres. A parceria fará com que a Udesc seja referência nesta área na América Latina e em países em que a língua portuguesa é a oficial”, afirmou o pró-reitor de Extensão, Paulino Cardoso.

O grupo da agência norte-americana formado pelo gerente técnico Fabian Arellano, pelo diretor regional, Sidney Velado e pelo especialista em Gestão de Riscos e Desastres, Antonio Pinheiro, afirmou que o objetivo da OFDA – criada em 1961 pelo presidente Kennedy – é dar assistência a desastres estrangeiros, salvar vidas, aliviar o sofrimento das pessoas, e reduzir o impacto econômico e social dos desastres. “Atuamos de forma estratégica, de maneira coordenada para atuar na prevenção e agir durante a após as tragédias”, disse Pinheiro.

De acordo com o pró-reitor da Udesc, a parceria irá contribuir para a internacionalização da extensão da universidade e fortalecerá o Gceped.

Através do grupo, a universidade está capacitando a Defesa Civil; criou neste ano, o curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em “Gestão de Riscos e Desastres para o Desenvolvimento Socioambiental, que conta com 40 alunos (mas teve a procura de mais de 200 candidatos); irá implantar um curso de extensão a distância na área de gestão de desastres, com apoio do Centro de Educação a Distância (Cead) da Udesc; deverá firmar parcerias com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, com cursos de capacitação para os integrantes da corporação; e estuda ações de prevenção de incêndios com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img