21.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

UFSC celebra os 100 anos de Lévi-Strauss com diversas atividades

spot_img

UFSC celebra os 100 anos de Lévi-Strauss com diversas atividades

spot_imgspot_img

O Departamento de Antropologia e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC promovem neste início do mês de dezembro no auditório e mini-auditório do Centro e Filosofia e Ciências Humanas um conjunto de atividades em comemoração aos 100 anos de nascimento de Claude Lévi-Strauss, o mais influente antropólogo vivo.

A programação do evento, intitulado “Lévi-Strauss faz cem anos”, inclui uma mesa-redonda, exibição de filme, exposição e uma conferência proferida pelo professor Patrick Menget, da École Pratique de Hautes Études (Paris, França), ex-aluno de Lévi-Strauss e um grande especialista em sua obra.

Menget proferiu conferência de abertura mostrando a influência de Lévi-Strauss em todos os campos das ciências humanas. Além da conferência, Patrick Menget também vai exibir e comentar o filme sobre Lévi-Strauss que ajudou a produzir e reunir-se com colegas, alunos e pesquisadores da UFSC para discutir idéias, debater sobre o estado da arte da antropologia e das ciências humanas e sociais, ouvir e comentar sobre aquilo que está se fazendo nessas áreas do conhecimento na UFSC e no Brasil.

Segundo os organizadores, a contribuição de Lévi-Strauss, originando-se a partir de suas experiências com os índios brasileiros, espalhou-se pelas ciências humanas, pela filosofia, alcançando as humanidades, a literatura, a crítica literária, as artes e a música. Ao lado de tudo disso, a influência de Lévi-Strauss para as ciências sociais brasileiras é ainda mais marcante.

Programação
Local: Miniauditório CFH

10/12 – 4ª feira
Exposição: Lévi-Strauss faz cem anos (abertura)
Filme: À propos de Tristes tropiques. Um filme de Jean Pierre Beaurenaut, Jorge Bodansky e Patrick Menget. (53 min)
Local: Miniauditório CFH
Horário: 18 às 21 horas

11/12 – 5ª feira
Reunião: Patrick Menget, alunos e professoras do PPGAS
Local: Miniauditório CFH
Horário: 15 às 17 horas

12/12 – 6ª feira
Reunião Patrick Menget, alun@s e professor@s PPGAS
Local: Miniauditório CFH
Horário: 10 às 12 horas

Mais informações pelo fone (48) 3721-9714-ramal 31, mhartung@terra.com.br .

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img